Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Sectet realiza ação de conscientização com servidores pelo 'Outubro Rosa'

Ação com a presença do grupo Laços de Amor iniciou a campanha de doação de itens de higiene pessoal para mulheres em tratamento no Ophir Loyola

Por Fernanda Graim (SECTET)
19/10/2023 14h41

Em alusão ao Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) promoveu, na manhã desta quarta-feira (18), uma roda de conversa com Gemille Sales e Carla Adriana, do grupo Laços de Amor. A Sectet também iniciou uma campanha de doação para mulheres em tratamento contra o câncer de mama no Hospital Ophir Loyola, com arrecadação de produtos de higiene pessoal. 

A organização do evento foi feita pela Coordenação de Gestão de Pessoas (CGPES) da Secretaria. A responsável pela ação, Eliete Barroso, afirma que o objetivo foi proporcionar um espaço de diálogo informativo sobre a importância da prevenção do câncer de mama. “Para esse ano, trouxemos casos reais que resultaram numa roda de conversa enriquecedora e muito emocionante. Esse evento reafirma nosso compromisso enquanto Gestão de Pessoas com o bem-estar e saúde não só das mulheres, mas de todos os servidores”, diz. Eliete reforçou a campanha de doação de materiais de higiene e afirma que o ato é de mão dupla. “Fazemos um bem ao próximo e a nós mesmos”, destaca. 

Gemille Sales conta que o Laços de Amor surgiu como um grupo de mensagens para compartilhar informações sobre o tratamento de câncer. Atualmente, a iniciativa também oferece apoio emocional e financeiro, com medicações e exames. “Esses momentos são importantes para alertar outras pessoas acerca dos sintomas do câncer de mama e as parcerias possibilitam as doações de kits de higiene e cestas básicas a pacientes em estados de vulnerabilidade”, ressalta. 

O diálogo aberto sobre o tema com pessoas que enfrentam a doença foi o que chamou a atenção de Márcia Souza, técnica da Gerência de Convênios e Contratos (Gecon) da Sectet. A servidora fala que ações como essa sensibilizam. “Isso proporcionou uma interação muito boa, participantes ficaram à vontade para fazer perguntas, tirar dúvidas, fazer relatos. Penso que o evento cumpriu seu papel no sentido de alertar sobre a importância da prevenção, diagnóstico e da detecção precoce da doença”, comemora. 

Para José Gonçalves, que atua no Programa StartUP Pará, o destaque da roda de conversa foram os depoimentos dados pelas pessoas. “A Sectet está de parabéns, porque ações como essas são muito importantes no sentido de alertar tanto homens, quanto mulheres, para os problemas do câncer de mama”, garante. Ele acredita que, por meio dessa ação importante para a saúde, é possível ter uma sociedade mais instruída a prevenir doenças. 

Texto de Lívia Ximenes - Estagiária Ascom/Sectet