Caravana vai formar multiplicadores em Tomé-Açu para prevenção da monilíase no Pará
Fungo é ameaça aos cacaueiros e cupuaçuzeiros e pode impactar a produção desses frutos no Estado
O município de Tomé-Açu, na região de integração do Rio Capim, recebe até a próxima sexta-feira, 20, a "Caravana da Educação - Monilíase: conhecer para combater", um evento de Educação Fitossanitária promovido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) e Prefeitura Municipal de Tomé-Açu.
O objetivo do evento é capacitar os profissionais que atuam nas agências de defesa e as lideranças de diferentes instituições para atuarem como multiplicadores e assim replicar à comunidade as medidas de prevenção do fungo, que ameaça os cacaueiros e cupuaçuzeiros e pode impactar a produção desses frutos no Estado.
A caravana conta com a participação de servidores da Adepará, de auditores fiscais agropecuários do Mapa vindos de diversos Estados produtores de cacau, e dos órgãos de Defesa Agropecuária do Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia e Bahia.
Esta é a segunda caravana da monilíase realizada na região Norte. A primeira ocorreu no Estado do Amazonas, onde existem focos da doença. A abertura do evento contou com a presença de autoridades municipais, de representantes da Sedap, Emater, Ceplac, Ufra, além de representantes do Programa Nacional de Educação Sanitária e Superintendência Federal de Agricultura do Pará.
Nos dois primeiros dias, ocorreram atividades interativas com os participantes sobre a importância e os desafios da educação sanitária na prevenção à monilíase e a formação teórica de 79 profissionais com palestras sobre identificação, sintomatologia, disseminação, controle e cuidados com a doença, além de dinâmicas de grupo sobre o conceito da monilíase. “Na capacitação, houve o nivelamento de conhecimento sobre a monilíase, assim como o uso de metodologias ativas e participativas na educação, que é a proposta da Caravana”, contou Lucionila Pimentel, diretora de Defesa e Inspeção Vegetal da Adepará.
A Adepará participa da Caravana com 33 servidores, das diversas regiões produtoras de cacau do Estado do Pará, e que estão atuando neste programa sanitário, vinculado à Gerência de Pragas Quarentenárias da Agência.
Dentro da proposta da Caravana, houve a formação de multiplicadores, para os agentes comunitários de saúde, agentes de Endemias, técnicos da Educação e da Agricultura, perfazendo um total de 164 participantes.
A "Caravana da Educação - Monilíase: conhecer para combater" é uma realização do Proesa, Faepa, Ceplac, Camta, Adepará, Prefeitura de Tomé-Açu, Ministério da Agricultura e Pecuária. O evento segue esta semana com ações em escolas do município onde são realizadas atividades educativas com o objetivo de sensibilizar estudantes para a prevenção da doença e visitas técnicas às propriedades produtoras de cacau.