Banpará já apoiou mais de mil mulheres com linha de microcrédito 'Empodera'
Governo estadual fortalece a iniciativa que já assegura condições especiais de financiamentos de modo menos desburocratizado para público feminino
Criado em 2021 pelo governo estadual e pelo Banco do Estado do Pará (Banpará) para ajudar microempreendedoras que já possuem ou que desejam abrir um pequeno negócio dentro das áreas assistidas pelo programa Territórios pela Paz (TerPaz), o "Empodera" se expandiu e já concedeu crédito em condições especiais para mais de mil mulheres. Nesta terça-feira, 17, a governadora em exercício, Hana Ghassan, se reuniu com a presidente da instituição financeira, Ruth Pimentel, e com gerentes das agências para tratar sobre o fortalecimento da iniciativa.
Ela destacou a sensibilidade de o governo do Pará em ter criado uma linha para aquisição de recursos com menos burocracias e voltada especificamente ao gênero feminino e no estímulo à independência financeira de mulheres. "Um meio mais simplificado para aquisição de crédito para que a mulher possa abrir ou expandir seu micronegócio", complementou Hana.
Lara Silva é empreendedora e abriu sua segunda loja em julho de 2021 com apoio do "Empodera". "Com iso, alavanquei as vendas. O diferencial é que, além do valor utilizado, recebemos orientações de como aplicar e elevar o negócio. Indico essa linha a todas as mulheres empreendedoras", confirma a microempresária.
A presidente do Banpará lembra que o "Empodera" foi criado enquanto a pandemia da Covid-19 ainda estava em andamento, mas em uma fase de reabertura do comércio e dos serviços, e que portanto funcionou como um grande apoio do estado às mulheres que mais precisavam de renda. "É uma linha para o público feminino e principalmente para mulheres vitimizadas, e basta essa empreendedora procurar uma agência para receber o apoio apoio financeiro e social. É uma chance de começar uma nova vida já inserida no sistema financeiro, ficamos satisfeitas em saber que muitas mulheres recorream ao 'Empodera' quando mais precisaram, são mais de mil delas até hoje", comemora Ruth.
Saiba mais - O "Empodera" foi criado para financiar mulheres empreendedoras, com pelo menos três meses de funcionamento, bem como mulheres que pretendam empreender, independentemente do ramo de atividade, do setor formal ou informal.
Dentre os itens financiáveis estão o investimento fixo - aquisição de ferramentas, equipamentos, melhorias e/ou ampliações -, capital de giro - aquisição de mercadorias, matérias primas etc. - e investimento misto - capital de giro e ativo fixo.
Interessadas devem buscar qualquer agência do Banpará munidas dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, certidão de casamento ou declaração de união estável; e outros documentos eventualmente necessários.