Círio de Nazaré potencializa segmento do turismo religioso no território paraense
Pesquisa da Setur e Dieese apontam cerca 80 mil turistas atraídos pela festividade nazarena 2023 que movimentou R$ 150 milhões na economia local
Foto: Alex Ribeiro / Ag. ParáConsiderado bem imaterial do Patrimônio Cultural do Brasil, a festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré tem atraído cada vez mais turistas em busca do turismo religioso e de experiência, impulsionando e promovendo o estado do Pará no cenário nacional e internacional.
Um estudo da Secretaria de Turismo do Estado do Pará (Setur) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), aponta que a capital paraense recebeu 80 mil turistas de outros Estados brasileiros e de países. O número é 33,7% superior ao ano do ano de 2022 – e movimentou cerca de R$ 150 milhões na economia estadual.
Foto: Alex Ribeiro / Ag. ParáA Setur destaca que o Turismo Religioso configura-se pelas atividades turísticas decorrentes da busca espiritual e da prática religiosa em espaços e eventos relacionados às religiões institucionalizadas, independentemente da origem étnica ou do credo. O viajante se desloca para visitar determinado local, ou para participar de um evento, como o Círio, e ainda ter a vivência de experiências, como as peregrinações.
Segundo o Ministério do Turismo (Mtur), o turismo religioso é responsável por gerar R$ 15 bilhões anualmente. Dentro da lista de mais de 300 municípios com atrativos diversos do segmento, o Mtur identificou 96 destinos que têm calendário de eventos exclusivos do turismo religioso no país.
Foto: Marcelo Souza /Ag.Pará
Anualmente são realizadas 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé (turistas, sem contar excursionistas). Ao somar com os excursionistas, chega-se a 18 milhões de viagens com essa motivação. Em relação aos turistas internacionais que procuram o Brasil com fins religiosos, este número é de aproximadamente 50 mil ao ano.
Para o titular da Setur, Eduardo Costa, as festas religiosas são fortes expressões da cultura brasileira. “Geralmente, esses viajantes buscam se conectar com a própria espiritualidade e celebrar a fé. O Círio de Nazaré, além de ser a maior festa religiosa do Brasil, no qual a grande procissão de domingo reúne 2 milhões de fiéis num único dia, é um nicho de alto potencial para turistas e profissionais da área. O Governo do Estado está cada vez mais preparando e estruturando nossa capital para receber os viajantes, fator que pode ser decisivo para o turista religioso”, sinalizou Costa.
Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará
Outubro em Documentário- Uma equipe técnica da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo ), entidade responsável pela promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos brasileiros no exterior, também esteve entre os dias 4 a 10 de outubro na capital paraense produzindo e executando um documentário da série “Turismo Transforma”, com episódios mensais focados em segmentos turísticos. A celebração do Círio de Nazaré é o tema da edição de outubro, que trata do turismo religioso. O documentário está em fase de edição e deve ir ao ar no canal oficial da Embratur no YouTube.
Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará“O Círio é uma festa linda, emocionante e que representa a autenticidade da cultura paraense e brasileira. É essa experiência que o turista internacional procura quando viaja ao Brasil. Apesar desse potencial, o turismo religioso historicamente tem recebido pouca atenção nas ações de promoção internacional. Nós queremos mudar essa perspectiva e mostrar, através da religiosidade do povo brasileiro, a riqueza da nossa diversidade e força cultural”, sinalizou André Dias, gerente de Interlocução Ministerial da Embratur.
Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará“O Pará está no centro das atenções com a expectativa pela realização da COP30, em 2025, e nós queremos mostrar ao mundo as belezas desse Estado. Até lá vamos tratar não só de religiosidade, mas de gastronomia, ecoturismo, turismo de aventura e tantas outras experiências que o Pará oferece”, complementa Dias.
Foto: Alex Ribeiro / Ag. ParáAlém do Círio, a Embratur também acompanhou o Festival de Parintins e a Festa de Nossa Senhora da Boa Morte, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. “A atual gestão da Embratur quer mostrar para os brasileiros que o turismo internacional envolve uma cadeia econômica democrática e impacta positivamente a vida cotidiana das pessoas, gerando emprego, renda e desenvolvimento sustentável. Em outras palavras, turismo é lazer, mas também é trabalho e fonte de sustento de milhões de famílias”, avalia o gerente.
A primeira temporada da série “Turismo Transforma” já tem seis produções, entre elas o turismo de base comunitária no Quilombo Kalunga, em Goiás, a Parada LGBTQIAP+ em São Paulo, a gastronomia em Minhas Gerais, com foco no queijo canastra. O turismo de negócios e eventos em Santa Catarina. A produção do momento é o filme sobre afroturismo, que foi gravado em Cachoeira, Santo Amaro e Salvador. Esse vídeo vai ao ar em novembro, como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra.
Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.ParáPromoção nacional- Pela primeira vez, o Ministério do Turismo (Mtur) reuniu uma comitiva de ministros e parlamentares para participar da procissão no Pará. Além do ministro do Turismo, Celso Sabino, estiveram presentes os ministros da Cultura, Margareth Menezes, e da Previdência Social, Carlos Lupi, além de deputados federais e prefeitos. O Mtur contou com um estande, denominado Casa da Cultura, na Avenida Nazaré, para receber autoridades e proporcionar atendimento técnico sobre os programas e políticas do Mtur, entre eles o Fundo Geral de Turismo (Fungetur) e o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
Foto: Alex Ribeiro / Ag. ParáA agenda da comitiva incluiu visitas ao Museu do Círio, à Basílica de Nazaré, e a participação nas procissões das águas, na Trasladação e na procissão no domingo.
O Ministro Celso Sabino falou sobre a visita e a valorização do turismo religioso. “O turismo religioso é um segmento com um enorme potencial de crescimento, e queremos mostrar ao Brasil e ao mundo essa celebração que leva milhares de pessoas às ruas de Belém em um momento de fé e de amor ao próximo. Não podemos nos esquecer de todo o potencial do setor para a movimentação econômica de uma cidade e também estamos atentos a isso”, comentou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Foto: Alex Ribeiro / Ag. ParáO Círio nas redes- As press trips, que são viagens planejadas para proporcionar experiências com um destino destinadas a jornalistas e criadores de conteúdo, fazem parte da estratégia da Setur para promoção do turismo paraense e fortalecimento do setor turístico no país. Durante o Círio, a Secretaria reuniu produtores de conteúdo do país, entre eles o apresentador Paulo Vieira do programa “Avisa Lá Que Eu Vou’, do canal GNT, que participou ativamente das romarias Fluvial, Moto romaria, Trasladação, Círio e também das celebrações do Auto do Círio e da Festa da Chiquita, considerado o lado profano da festividade. O material registrado e a experiência do apresentador do material e experiência serão exibidos no programa.
A influencer digital, Karina Moutran, que já atua nas redes no segmento de turismo religioso desde 2014, acompanhou a festividade de Nazaré pela primeira vez, a convite da Setur. “Nenhuma festividade que participei se compara ao Círio, é uma emoção que transborda do peito, ver a passagem de Nossa senhora é um momento mágico, é uma festa religiosa sem igual”, relembra Karina, que já fez cobertura das festividades de Fátima (Portugal), Lourdes (França), Vaticano (Itália) e Aparecida (São Paulo).