SisPae 2016: festa de descontração e muita emoção
Poderia ser mais um acontecimento formal, mas o evento promovido pela Secretaria de Educação do Pará (Seduc), na manhã desta quinta-feira (9), reuniu cerca de 700 pessoas que demonstraram muita emoção e descontração.
O aluno do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Madre Imaculada, de Santarém, no oeste paraense, Matheus Linhares, de 15 anos, representou todos os estudantes que se destacaram na prova do SisPae e recebeu, das mãos do governador Simão Jatene, o certificado que atesta o bom desempenho. “Eu não esperava essa premiação, mas já que ela veio, estou muito feliz, pois, com certeza, é um grande incentivo, é a certeza de que os meus estudos estão dando resultado”, disse o jovem, um dos três filhos da dona de casa Flávia Sousa, que estava orgulhosa pela trajetória do filho. “Ele sempre foi um aluno dedicado, esforçado e, a partir de agora, também passará a ser um exemplo para os seus colegas”, resumiu.
A mesma emoção sentiu a empresária Lucileuda Monteiro, mãe da jovem aluna do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dilma Carvalho, do município de Portel, no Marajó, Laíse Monteiro. A menina também foi uma das estudantes destacadas pelo bom desempenho na prova do SisPae, que mediu sua proficiência em Matemática e Língua Portuguesa. “Ela sempre tirou boas notas, sempre gostou de estudar e, por isso, recebeu o apoio de toda a família. Estamos, também, na expectativa pelo resultado da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), da qual ela participou pela quarta vez seguida, sempre com bons resultados”, relatou a mãe da estudante.
Laíse diz que a premiação no Sispae é um incentivo para seguir empenhada cada vez mais nos estudos. “Gosto muito de Português e Matemática e estudar, para mim, é um prazer. Sonho, no futuro, em me tornar advogada”, compartilhou a jovem.
Sonho se tornado realidade
Já o professor de Matemática, Aguinaldo Ferreira, do município de Igarapé-Miri, diz que o seu sonho está se tornando realidade agora, ao ver que está ajudando a transformar as vidas dos seus jovens alunos do nordeste paraense. Ele foi um dos professores homenageados na cerimônia, pelo trabalho desenvolvido junto a estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Dalila Afonso Cunha.
“Nós procuramos desenvolver um trabalho diferente, interagindo, conversando com os alunos, mostrando a eles que a Matemática está presente na realidade deles, e não como algo distante, que só pode ser aprendido a partir de um quadro. E esse reconhecimento nos mostra que o trabalho está no caminho certo”, observou ele, que exerce a docência há 24 anos.
Já diretora da Escola Estadual Renato Pinheiro Conduru, do bairro de Val-de-Cans, em Belém, Aliete Oliveira, ressaltou a importância da premiação para quem está no dia a dia das escolas. “Nós recebemos o prêmio com muita alegria e satisfação, pois sabemos que ele é fruto de um trabalho e esforço conjuntos, da direção, professores, técnicos e alunos, que mostra que o nosso objetivo, de melhorar a aprendizagem dos estudantes, está sendo alcançado”, explicou ela, cuja escola reúne mais de 900 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.
Agradecimento - A secretária municipal de Educação do município de Moju, Lúcia Cristo, também se destacou pelo trabalho de envolvimento das escolas do município no SisPae. Em 2016, 100% das escolas da cidade realizaram a avaliação. “Agradecemos à Seduc por essa parceria, que tanto ajuda a engrandecer a educação no nosso município, não só com o SisPae, mas com uma série de projetos, como é o caso do Some (Sistema Modular de Ensino), para o qual também damos todo o apoio”, pontuou.
A Seduc entregou certificados para representantes das seguintes categorias: Aluno com melhor média de proficiência; Técnico de Referência de Município com a maior taxa de participação; Secretário de Município com melhor resultado de proficiência; Professor da turma com maior média de proficiência; Diretor de Escola com melhor resultado de proficiência; Gestores de Unidades da Seduc em município com melhor resultado de proficiência.
A Secretaria ainda sorteou tablets, smartphones e bolsas de estudo para curso de idiomas oferecidos por parceiros da Secretaria. Além da Imprensa Oficial do Estado, o evento teve o apoio das seguintes empresas: Urbana Engenharia, Agropalma, Curso Minds, Inteceleri Consultoria em Projetos e Educação, Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), e Centro Cultural Brasil Estados Unidos (CCBEU).