Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROJETO

Detran leva ação educativa para regiões do Baixo Amazonas e Marajó 

Equipes do Departamento orientaram condutores sobre infrações à legislação e como colaborar para um trânsito mais seguro

Por Governo do Pará (SECOM)
14/10/2023 16h18

Iniciou-se na manhã deste sábado (14) mais uma etapa do projeto "Educação de Trânsito por todo o Pará", do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), que realiza abordagens educativas orientando os condutores a manter uma direção segura em diversos municípios do estado. 

Desta vez, as regiões do Baixo Amazonas e Marajó recebem as equipes, que percorrerão os municípios de Santarém, Belterra, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari, Soure e Salvaterra até o próximo dia 26. 

“A educação de trânsito salva vidas e quando a população é conscientizada sobre os principais fatores de acidentes, tende a mudar o comportamento. O projeto busca justamente massificar essa mensagem de que o trânsito é feito por todos e que juntos salvamos vidas”, destaca a diretora geral do Detran, Renata Coelho. 

Em Santarém, uma equipe esteve na Avenida Tapajós, na orla do município e terminal hidroviário abordando condutores, passageiros e mototaxistas com orientações sobre trânsito seguro.

“É um trabalho muito importante até porque a carência é muito grande de campanhas educativas no município para que tenha uma mudança no comportamento dos condutores para evitar acidentes”, conta o mototaxista Joelson Melo.

Durante este período, equipes de educação do Detran atuarão nas vias públicas com abordagens diretas que orientam condutores e pedestres sobre alcoolemia, uso do capacete, cinto de segurança, uso do celular e direção, dentre outros comportamentos que podem levar a acidentes com lesões graves.

“As irregularidades observadas durante as abordagens das equipes do Detran são corrigidas e os condutores orientados da melhor maneira para evitar acidentes”, explica Lucas Milhomem, agente de educação de trânsito.

Entre os fatores de risco mais observados estão o não uso do capacete, o uso de calçado inadequado e a não utilização do cinto de segurança. 

Marajó -  Em Ponta de Pedras, a ação teve o apoio do órgão municipal de trânsito e focou na conscientização de motociclistas sobre a importância do uso do capacete.

Vídeos educativos foram exibidos para a população e os agentes também conversavam sobre comportamento seguro e respeito às leis de trânsito mesmo nas vias rurais. 

Desde o início do projeto, mais de 100 municípios paraenses já receberam as ações educativas e pelo menos 10 mil pessoas já foram alcançadas com essas orientações.

Texto: Leandro Oliveira/Ascom Detran