Apresentações de TEAlentos marcam o encerramento da Feira de Artesanato do Círio
Exibições de música e dança conquistaram público no Porto Futuro, na noite da quarta-feira (11)
O TEAalentos, mostra artística de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) que é realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), esteve no encerramento da programação da 11a edição da Feira de Artesanato do Círio (FAC 2023), na noite desta quarta-feira (11), no Parque Urbano Belém Porto Futuro, em Belém.
Luma Risuenho e Maria Luiza Dornelles brilharam ao dublar e cantar; Dandara Idati caprichou na dança, e a dupla Rycardo e Yan Moraes também conquistaram a plateia com a apresentação de dança hip-hop, tal como fizeram em abril, durante o terceiro Festival TEAlentos, ocorrido no Teatro da Paz.
O TEAlentos é um programa de ações promovido pela Sespa, por meio da Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (Cepa), com o objetivo de divulgar as habilidades e talentos de pessoas com Transtorno do Espectro Autista do Estado do Pará, e também de promover o protagonismo e a valorização de ocupações, a participação social e lazer, através de atividades artístico-culturais.
Durante a FAC 2023, a Cepa também levou a Feira do Empreendedorismo Inclusivo, que ocupou um dos estandes com a presença de diferentes expositores que colocaram à venda variados produtos. Atualmente, a Cepa possui um cadastro com mais 100 empreendedores, que têm a oportunidade de participar de ações como essa. Toda a renda arrecadada é destinada aos próprios vendedores.
“Tivemos a oportunidade, a partir da nossa parceria com o Sebrae, de participar da Feira deste ano. A Feira do Empreendedorismo Inclusivo já acontece mensalmente no Porto Futuro, e vende produtos feitos por familiares ou pessoas com autismo. Para cá foram selecionados empreendedores que trabalham com produtos específicos para essas datas comemorativas, e nós ficamos muito satisfeitos com a movimentação da feira”, disse Regiane Cruz, fonoaudióloga da Cepa.
Realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará), a FAC 2023 obteve também o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).