Saúde pública estadual é premiada em Boston, nos EUA
Secretaria conquistou o primeiro lugar na categoria de pôster com o projeto “Meninos do Rio"
O Pará participa da Conferência Internacional Planetree, por meio da Secretaria de Saúde Pública (Sespa), e na noite dessa quarta-feira (11) conquistou o primeiro lugar na categoria de pôster com o projeto “Meninos do Rio” e ficou em segundo lugar na categoria vídeo com o projeto “Saúde Por Todo o Pará Nos Territórios Indígenas”.
“Nós estamos muito felizes com toda a troca de conhecimento que houve aqui nos últimos dias. Independente da colocação o nosso sentimento já era de vitória por todo o trajeto que nós fizemos até chegar aqui. Esse é mais do que o reconhecimento de um trabalho, é na verdade, o resultado de todo o investimento que o Governo do Estado do Pará vem fazendo em boas práticas de assistência e em políticas públicas de saúde”, disse Nayara Barbalho, coordenadora na Sespa.
O evento que acontece em Boston, nos Estados Unidos, desde a última segunda-feira (09), reúne profissionais de vários países e premia projetos e ações de saúde de todo o mundo além de incentivar o compartilhamento de boas práticas e inovações na área da saúde pública e privada. A equipe que representava a Sespa no evento era composta por Francisco Wellington Santos Ramos, assessor especial de Gabinete; Nayara Barbalho, coordenadora na Sespa; Alene de Oliveira Quadros, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do CIIR; Rejane Soares Gomes, diretora executiva do CIIR; e José Batista Luz Neto, diretor operacional Região Norte/Leste (INDSH).
A diretora executiva do CIIR, Rejane Xavier, falou sobre a alegria da participação da instituição no grande evento:
“Só o fato de estarmos aqui participando de um evento internacional concorrendo à premiação de dois importantes projetos nos enche de orgulho em representar o Pará e o Brasil. Isso é fruto de um trabalho em equipe com apoio do Governo do Pará, por meio da Sespa, o que certamente vai nos inspirar, cada vez mais, a mostrar o trabalho do cuidado centrado na pessoa, que oferecemos no CIIR aos nossos usuários com deficiência. Só gratidão”, declarou.
"Estamos muito felizes e realizados com o resultado em Boston. Levamos o nome do Pará e as nossas boas práticas realizadas junto aos nossos usuários do SUS, no CIIR, para o mundo. Parabéns a cada um dos profissionais que contribuiu para chegarmos aos resultados! Esta vitoria é do Governo do Pará, do CIIR e do Brasil", afirmou José Neto, diretor operacional Norte/Leste do INDSH.
Participação
A Sespa participava da Conferência Internacional Planetree com um vídeo sobre a participação de profissionais do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) no programa “Saúde Por Todo o Pará Nos Territórios Indígenas”, que em 2021 e 2022 realizou sete expedições e realizou 12 mil atendimentos para povos indígenas paraenses de nove etnias.
Já na categoria de pôster, o projeto que participa da premiação chama-se “Meninos do Rio”, e também foi realizado pelo CIIR. Ele oferece a prática de canoagem e stand up paddle, caiaque e outras modalidades adaptadas para pessoas com deficiências físicas, visuais, auditivas e intelectuais.
A maioria das instituições que concorria nas categorias indicadas é particular e o Pará estava concorrendo apenas com serviços do Sistema Único de Saúde.
Texto: Caroliny Pinho (Ascom / Sespa), com informações de Edilson Teixeira