Construção da ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu, já conta com 60% de obras concluídas
Estrutura deve beneficiar diretamente mais de 130 mil habitantes do município e, de forma indireta, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu
O Governo do Pará segue investindo em projetos de integração que devem mudar a realidade de moradores da região de Integração do Araguaia. Um dos avanços é a conclusão de 60% de obras de construção da ponte sobre o rio Fresco, em São Félix do Xingu, que interliga a sede do município ao distrito de Taboca, região da cidade que possui um dos maiores rebanhos bovinos do Brasil.
De acordo com a Secretaria de Estado de Transportes (Setran), responsável por executar as obras, a fundação foi 100% concluída, os blocos, 80%, e os pilares da ponte estão 70% prontos. Na parte pré-moldada, todas as vigas já estão concretadas e as pré-lajes próximo de serem finalizadas.
As equipes de trabalhadores avançam agora com a execução das travessas e do cavalete central, peça em balanço que é a principal estrutura da obra. Os operários atuam em ritmo acelerado, divididos em dois turnos de trabalho.
Com a entrega da ponte, o Estado deve beneficiar diretamente mais de 130 mil habitantes do município de São Felix do Xingu e, indiretamente, mais de 350 mil pessoas da Região do Xingu.
“Com a ponte sobre o Rio Fresco será a quarta ponte de grande porte entregue pelo nosso governador; estruturas que transformaram para melhor a realidade do modal rodoviário no estado do Pará. Há ainda sete pontes de médio e grande porte em obras”, detalhou Adler Silveira, titular da Setran.
Novas pontes - A estrutura da ponte sobre o Rio Fresco terá 480 metros de extensão, contendo 11 vãos, sendo nove deles com 40 metros de largura e dois vãos centrais de navegação com 60 metros de largura e ainda 14 metros de altura. O projeto atende às normas de engenharias civil e naval para garantir a segurança das embarcações que navegam sob pontes. A estrutura é do tipo mista, construída em metal e concreto, com duas pistas de rolamento, duas faixas de pedestres e iluminação pública 100% LED.
Com a proposta de garantir melhorias para as comunidades em todo o estado que precisam dessas estruturas para se deslocar e escoar a produção, a gestão estadual já fez a entrega de outras pontes de grande e médio porte: União (rio Moju na Alça Viária); Gerson Peres sobre o rio Meruú na PA-151; ponte do Outeiro (Belém) e ainda a ponte sobre o rio Guamá (Capitão Poço), além de quase 300 pontes de pequeno e médio porte entregues em todas as regiões de integração do Pará.
Continuam em obras estruturas de grande porte ainda serão entregues, como a ponte sobre rio Curuá-Una (60 metros), em Santarém; sobre o rio Tutui (50 metros), em Uruará; sobre o rio Alto Capim (560 metros), na divisa entre Paragominas e Ipixuna do Pará; e ainda as pontes sobre o Rio Alto Acará (280 metros), que fica entre Acará e Tailândia); a sobre o rio Itacaiúnas (519 metros), em Marabá; a sobre o Furo da Laura, em Colares (440 metros); e ponte Camarazinho (360 metros), em Cachoeira do Arari.