Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"AUTO DOS BOTOS"

Botos Tucuxi e Cor-de-Rosa levam cor e beleza a Alter do Chão com apoio da FCP

Espetáculo de música e dança que marca o fim da temporada folclórica do Çairé 2023 será apresentado neste sábado (14)

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
11/10/2023 11h40

Em seu segundo ano de realização, o Auto dos Botos marca o fim da temporada folclórica do Çairé 2023. O espetáculo terá como palco o Galpão de Artes do Boto Tucuxi, na vila de Alter do Chão, no próximo sábado (14), às 20h, e contará com a presença de artistas locais. O projeto foi viabilizado pela Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Semear).

“O Auto dos Botos compõe uma festa tão magnífica para a comunidade, fazendo parte dessa tradição tão única que nós temos. E leis de incentivo, como a Lei Semear, são extremamente importantes para que pequenos fazedores de cultura, como nós, possam abrir cada vez mais portas, fazendo com que a gente consiga ter novas oportunidades”, disse Laysa Mathias, produtora executiva da Borari Produções Culturais.

O evento foi idealizado em 2021, durante a pandemia, e posto em prática no ano seguinte, no ambiente virtual. Este ano, celebra sua segunda edição no formato presencial, levando mais cor e beleza ao município de Santarém, na região do Baixo-Amazonas. Mas a relação das personagens com o Festival Çairé já possui mais de duas décadas.

Em 1997, os Botos Tucuxi e Cor-de-Rosa passaram a integrar a festa. A competição entre os animais que representam um dos ícones da Amazônia virou tradição a partir de 1999, enriquecendo ainda mais um dos maiores espetáculos culturais do oeste paraense. Na ocasião, os animais se enfrentam em uma grande apresentação que une música e dança, expressando o que há de mais singular na cultura amazônica.

Lei Semear - Incentivar projetos culturais é a garantia de direito à cidadania, à democratização da arte e à cultura. É um estímulo à cadeia produtiva criativa, visando o desenvolvimento econômico, turístico e sociocultural. Com base nessas diretrizes, a Fundação Cultural do Pará (FCP) assume o compromisso de garantir o acesso aos equipamentos culturais do estado na forma de editais, prêmios e linhas de financiamento para as diversas esferas de pesquisa, prática e produção da arte e do ofício em diferentes linguagens artísticas e socioculturais.

A secretária executiva da Lei Semear, Carmem Fischer, reafirma o papel do programa na manutenção artística do Pará. “O Programa Estadual de Incentivo à Cultura sempre esteve presente em diálogo com os proponentes dos projetos aprovados e patrocinados. E esse é um projeto muito importante, para o qual atuamos na mediação da realização do patrocínio. A viabilização desse projeto traz significados simbólicos, ritualísticos e tradicionais”, afirmou.

O presidente da FCP, Thiago Miranda, destaca a diversidade cultural do estado e a atuação dos fazedores de cultura dos municípios. “São formas de expressão e representação que mobilizam comunidade de criadores, produtores, realizadores, patrocinadores e demais apoiadores e a comunidade em geral. Esta produção cultural movimenta a economia da atividade artística, adicionando conteúdo à cultura e beleza do trabalho dos artistas envolvidos”, frisou.

Amazônia - O Auto dos Botos representa a cultura amazônida no Oeste paraense, incentiva a juventude local e movimenta a economia do estado. Além disso, também impacta o setor social, ao conscientizar sobre o meio ambiente, o clima e a manutenção dos recursos naturais.

A iniciativa cultural acentua sua relevância em um momento no qual o Pará e a Amazônia tornam-se foco mundial. Em 2025, a 30ª edição da conferência dos países (COP 30) que discutem as questões ambientais do planeta vai ser realizada pela primeira vez no Brasil, especificamente em Belém.

Serviço:

Auto dos Botos, Çairé 2023
Data: 14/10
Horário: das 20h à meia-noite
Local: Galpão de Artes do Boto Tucuxi, Alter do Chão, Santarém, Pará

Texto: Álvaro Frota/Ascom FCP