Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO DE AGENTES

Barcarena recebe curso de multiplicadores em educação para o trânsito do Detran

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
10/10/2023 17h34

Formar pessoas que possam expandir o conhecimento sobre trânsito seguro é o principal objetivo do Curso de Formação de Agentes Multiplicadores em Educação para o Trânsito. A ação é realizada pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e nesta semana está presente no município de Barcarena. Cerca de 48 servidores municipais de diversas áreas e profissionais de escolas privadas participam da formação que se estenderá até esta quarta-feira, 11, com a certificação dos participantes.  

O curso é uma ação educativa promovida pelo Detran em todo o Estado para ampliar a conscientização de mais pessoas sobre como evitar acidentes e mortes no trânsito nas cidades paraenses. Em 2022, mais de 600 pessoas foram capacitadas pelo órgão.  

Durante as aulas, os instrutores do Detran mostram vídeos e fotos de acidentes graves reais, que ocorrem devido ao não cumprimento das leis de trânsito. A dinâmica incentiva os participantes a refletirem sobre o próprio comportamento no trânsito e sobre como orientar outras pessoas a não repetirem a infração.  

"Agora, eles já têm mais conhecimento, com uma visão diferenciada sobre os perigos do trânsito, e certamente vão ter mais cuidado e responsabilidade com eles mesmos e com a comunidade ao redor", explica a instrutora do Detran, Cilene Oliveira.  

Segundo ela, após as aulas, os agentes formados estão aptos a replicar o aprendizado em seus locais de trabalho, nas escolas, igrejas ou na comunidade, utilizando recursos que julgarem pertinentes a partir da realidade local.  

O curso está ocorrendo em Barcarena pela segunda vez. A coordenadora municipal de educação de trânsito, Roberta Moraes, explica que a ação tem contribuido para multiplicar conhecimento e melhorar o trânsito da cidade. Com características de centros urbanos em desenvolvimento acelerado, o trânsito de Barcarena vem registrando aumento da frota, saltando de 28 mil, em 2019, para mais de 36 mil veículos, em 2022.

João Paulo Bozza"Desde quando implantamos esses cursos, juntamente com o Detran, somado a outros investimentos, reduzimos em mais de 33% o índice de acidentes e óbitos em Barcarena", informa o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), João Paulo Bozza.  

Durante o curso, os instrutores do Detran ensinam sobre ética e cidadania, comportamento seguro e metodologia de ensino, disciplina que ensina sobre como aplicar o conhecimento na prática. Todo o conteúdo tem foco os principais fatores de risco, como o excesso de velocidade, uso do celular, alcoolemia, cinto de segurança e do capacete e dispositivos de segurança para crianças.  

O agente municipal de educação Cleiton Silva diz que o curso agrega conhecimento e queCleiton Silva prepara os agentes para realizar ações mais precisas no município, alcançando melhores resultados na redução de acidentes. Já a Ana Célia, coordenadora pedagógica da Escola Municipal Ana Vale de Souza, pretende trabalhar o tema da educação de trânsito com os alunos da escola. "Essa parceria vai expandir esse conhecimento para estudantes e familiares. Vamos começar a reproduzir esse conhecimento para toda a comunidade escolar", garante.