Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO CÍRIO 2023

No CICC Móvel, agentes de segurança integrados atuam no videomonitoramento durante a Trasladação

Fluxo de pessoas é acompanhado em tempo real por mais de 60 câmeras da Segup distribuídas nas vias do cortejo

Por Walena Lopes (SEGUP)
07/10/2023 22h21

Agentes das forças de segurança realizaram o monitoramento do fluxo de romeiros durante a passagem da procissão da Trasladação, na noite deste sábado (07). A estimativa é de que cerca de 1,5 milhão de pessoas tenham acompanhado uma das maiores romarias da quadra nazarena. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) juntamente com os órgãos do Sistema de Segurança coordena as ações que estão sendo desenvolvidas na Operação Círio 2023 para o período da festividade religiosa.

No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel, instalado no Largo do Redondo, na Avenida Nazaré, as equipes visualizaram, em tempo real, o movimento nas ruas por meio das mais de 60 câmeras da Segup distribuídas nas vias que fazem parte do cortejo.

O secretário adjunto de Gestão Operacional, Luciano de Oliveira, ressalta a importância da localização do CICC Móvel próxima aos percursos das procissões, com objetivo de auxiliar e monitorar de perto as atividades de segurança.

“A segurança pública está próxima aos romeiros e acompanha, no local desse grande evento, toda a movimentação dos romeiros e o andamento da procissão, além de estarmos atentos às situações e as eventuais ocorrências que possam acontecer. Nossas equipes estão por todo o percurso, até que a procissão finalize, e posteriormente já iremos nos preparar para a produção do Círio, em que o número de romeiros é ainda maior”, destacou.

A administradora Sílvia Gonçalves conta que a presença de uma unidade móvel fez com que ela se sentisse mais segura para acompanhar junto com a mãe, Dona Alda, 90 anos, a romaria desta noite.

“Encontrar com o Centro foi bom. Os agentes nos ajudaram e eu pude contar com auxílio deles para garantir um espaço seguro para a minha mãe ver a berlinda passar, pois ela faz questão de assistir, além do que é de suma importância ter essa presença para que todos possam acompanhar a procissão com mais tranquilidade”, disse.

Efetivo - A Operação Círio 2023 conta com o reforço de mais de 12 mil agentes de segurança integrados em 18 ações que envolvem as festividades de Nazaré.

A Polícia Civil ampliou o efetivo empregado com agentes nas unidades policiais de São Brás e Comércio, para atendimentos, além da unidade instalada no CICC Móvel, em Nazaré, que passa a fazer os registros de boletins de ocorrências. Durante a Trasladação, oito ocorrências foram registradas até as 22h deste sábado no Centro de Comando e Controle Móvel.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré chega à sua 231ª edição na capital paraense, com a movimentação de mais de 2 milhões de pessoas. Ao todo, 14 romarias são realizadas na quadra nazarena, que se estende por 15 dias.