Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2023

Imagem Original de Nossa Senhora desce do Glória e fica mais próxima dos fiéis

Por ser a imagem do achado de Plácido, em 1700, ela não sai às ruas e só desde do Glória, na Basílica Santuário, duas vezes ao ano: em maio e no Círio

Por Aline Saavedra (SECOM)
07/10/2023 13h23


Na véspera da Grande Procissão, a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré desce do Glória do Altar-Mor da Basílica Santuário de Nazaré e durante a quadra nazarena fica mais próxima dos fiéis. Esta cerimônia religiosa acontece sempre no sábado que antece o Círio.A imagem foi encontrada no ano de 1700, pelo pescador Plácido José de Souza, às margens do igarapé Murucutu, onde foi construída a Basílica. A cerimônia da chamada 'descida do Glória' foi conduzida por Dom Alberto Taveira Corrêa no início da tarde deste sábado (7), e teve a participação do governador do Estado, Helder Barbalho, acompanhado da primeira-dama, Daniela Barbalho. Desde o ano de 2008, a professora Antônia Marta acompanha a cerimônia. “É maravilhoso, não tem como explicar. É algo que só quem vem pra saber. É muito lindo, é extraordinário”, contou. ”É como sentir a Mãe de Jesus mais próxima de nós, então é uma maravilha sentir o Espírito Santo se aproximando da gente por meio da Mãe de Jesus. Nós sabemos que Nossa Senhora não está só, Ela está com o filho no colo”, complementou a contadora Ana Costa. A descida da Imagem integra a programação oficial do Círio de Nazaré. Um momento especial que só acontece duas vezes ao ano: em maio, em razão do mês mariano e comemorações do aniversário de elevação da Basílica a Santuário; e em outubro, durante os 15 dias da festividade nazarena. Neste período de Círio, a imagem fica em um nicho ornado no presbitério.

“Ver a imagem de Nossa Senhora de Nazaré de perto nos mostra que Ela continua derramando bênçãos sobre todos nós, protegendo o povo do nosso Estado. É o momento também para agradecer as graças alcançadas e tudo que Ela tem feito por todos nós. Que Nossa Senhora de Nazaré ilumine o povo do Pará”, afirmou o governador Helder Barbalho. 

A descida do Glória emociona quem acompanha. “A descida do Glória é um momento único. É o momento que hoje a gente vê a mãezinha, a Virgem Maria descendo do Glória vindo até nós. Nós somos filhos de Nossa Senhora, então é um momento único e íntimo. É aquela emoção forte que não tem como explicar”.

Ainda neste sábado, a partir das 16h30, terá início a missa campal no Colégio Gentil Bittencourt e em seguida haverá a Trasladação.


Imagem Original
- A Imagem de Nossa Senhora de Nazaré tem 28 cm e é confeccionada em madeira. Ela se mantém fiel às suas origens, mesmo com as reformas pelas quais passou, entre 1773 e 1774 e em 1846, quando foi levada até Portugal.
Em 1953, a imagem recebeu o manto e a coroa pontifícia, por determinação do Papa Pio XII. O manto, confeccionado em cetim, e a coroa são trabalhados com fios de ouro e pedras preciosas.