Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Estado certifica novos profissionais em cursos técnicos para o mercado de trabalho

Formandos concluíram as capacitações sob a gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Por Fernanda Graim (SECTET)
07/10/2023 11h05

A emoção e a alegria no semblante dos formandos foram as protagonistas da cerimônia de certificação de 80 alunos da Escola Técnica Magalhães Barata (Etemb), na sexta-feira (6). Um total de 80 concluintes de seis turmas diferentes receberam os certificados de conclusão de curso. A Etemb faz parte da rede de Escolas Técnicas do Estado do Pará (Eetepas) geridas pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

O evento no auditório da Eetepa Anísio Teixeira marcou o encerramento das turmas do ensino integrado de 2019 de técnico em edificações, técnico em eletrotécnica, técnico em mecânica e técnico em segurança do trabalho; e as de ensino subsequente de 2022 de técnico em eletrotécnica e técnico em mecânica.

Compuseram a mesa de honra do evento a diretora da Etemb, Rosângela Potter da Rosa; a vice-diretora da noite da escola, Tânia Zara; o coordenador de integração da Etemb, Darlindo Filho; o coordenador do curso técnico em mecânica, José Alberto de Miranda Júnior, representando os demais coordenadores.

O professor homenageado do curso técnico em eletrotécnica, Jefferson Péricles Costa, representou os demais professores homenageados. Também estavam o secretário escolar da Etemb, Marco Antônio de Oliveira; e a servidora da Sectet, Alessandra Bastos, representando o  titular da Secretaria, Victor Dias; e o diretor de Educação Superior, Profissional e Tecnológica, Washington Berg.

A oradora do curso técnico em edificações na modalidade integrado, Sara Fernandes, lembrou das dificuldades enfrentadas pela turma, principalmente, durante a pandemia. Ela ressaltou, no entanto, o novo momento de todos, que agora poderão se sobressair como profissionais.

“Nossa dedicação, choro, anseios, alegrias e risos valeram a pena, damos agora um grande passo em nossas vidas. Os momentos difíceis nos fizeram ser o que somos hoje. Tivemos professores e servidores dispostos a nos formar como alunos e pessoas para o mundo. Agora temos asas para poder voar como profissionais”, disse oradora do curso técnico em edificações, Sara Fernandes.

As dificuldades e incertezas também foram ressaltadas pelo orador da turma de eletrotécnica integrado, Jorge Gabriel Costa. Ele revelou que muitos dos colegas que iniciaram o curso não puderam concluir por falta de recursos. Gabriel destacou ainda a importância do curso para pessoas de periferia que não teriam perspectiva de vida.

“Muitos não deram continuidade a esse sonho por falta de base e recursos financeiros. A vida real de alguém como eu que vive na periferia piorou com a pandemia. Estudar de forma remota foi muito difícil. O caminho machucou, não houve flores, nem colheres de chá. Estar presente aqui de hoje faz de nós vencedores e exceções à regra que associa as pessoas de periferia a falta de estudos”, ressaltou o formando que pretende continuar os estudos agora como universitário do curso de engenharia elétrica na Universidade Federal do Pará, onde foi aprovado. 

A representante da Sectet, Alessandra Bastos, concorda com Gabriel. Ela relembrou que também tem origem na periferia e os estudos a fizeram chegar hoje à condição de doutoranda. Com este exemplo, ela aproveitou para incentivar os formandos seguirem batalhando pela realização de seus sonhos. “É difícil o processo, mas conseguimos. Eu vim debaixo também. A Sigam o q vocês pretendem e percorram o caminho de cabeça erguida”, enfatizou.

Ainda sobre dificuldades e superação. A diretora Rosângela Rosa quebrou o protocolo e embalou a cerimônia com a música “Tá escrito” e falou sobre o momento certo para cada vitória acontecer na vida das pessoas e sobre a alegria de formar os alunos. “ Este é um momento de grande alegria pois vocês fecham um ciclo e, quem sabe, abrem outro a caminho da Universidade,  como já temos alguns fazendo. Desejo muito sucesso, compromisso e competência na profissão escolhida. Tenho certeza de que logo vocês chegarão ao patamar desejado”, concluiu.