Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E TRADIÇÃO

Gran Coral do Círio comemora 20 anos de adoração à Virgem de Nazaré

Grupo musical de 200 vozes se apresentará na avenida Presidente Vargas durante a Trasladação e a Grande Procissão neste final de semana

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
06/10/2023 13h45

Para celebrar a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, a Fundação Cultural do Pará (FCP) apoiará, na arquibancada da avenida Presidente Vargas, esquina da Rua Osvaldo Cruz, o Gran Coral do Círio 2023. O grupo musical vai acompanhar a trasladação e a grande festividade do segundo domingo de outubro. O ensaio geral será realizado na Praça da República, hoje (6), às 18h.

O Gran Coral completa, em outubro, 20 anos de dedicação e compromisso com a maior festa religiosa do Brasil e uma das maiores do mundo. Feito em parceria com a FCP, conta com 200 vozes que louvam a imagem da Virgem Maria. Os participantes têm, em suas histórias, grande devoção à imagem.

Uma dessas histórias é a de Cleonice Maria Peres Siqueira, de 85 anos, que participa do coral desde a sua criação. Na época, era chamado de Coral das Mil Vozes e foi idealizado para reunir pessoas em adoração à Nossa Senhora de Nazaré. Ela comenta sobre o significado do Círio para a sua vida.

“Cantar para Nossa Senhora é tudo pra mim. Fui batizada e crismada na Brasília Santuário de Nazaré, e acompanhar essa grande festa através do Coral virou uma tradição. Eu tenho muito a agradecer”, disse Cleonice.

“Eu pretendo estar aqui até o fim da vida. Acho que aqui é o meu lugar, celebrando a santinha. Agradeço muito a oportunidade de fazer parte dessa história e o compromisso que eu assumi de estar aqui”, concluiu a idosa.

Tradição - A coordenadora do Coral, Fátima Barroso, lembra que acompanha o Círio desde criança. Nascida no interior, ela e sua família participavam das romarias, agradecendo pelas graças alcançadas. À frente de uma homenagem que reúne cerca de 200 pessoas, ela diz que está ansiosa para mais uma passagem da imagem da Santa.

"Para mim, o Círio é sinônimo de bênção e fé. É tempo de agradecer a tudo que conquistamos na nossa vida. E, assim, a gente vinha todos os anos, para Belém, para pagar as nossas promessas", disse.

"Na hora que a procissão passa, ver aquele povo todo na corda, ou ajoelhado no asfalto, dá uma sensação indescritível. Eu me sinto muito feliz de fazer parte dessa festa. No Coral, nós louvamos Nossa Senhora de Nazaré e pedimos bênçãos a todos essas pessoas que vêm de tão longe", finalizou Fátima.

Texto de Álvaro Frota / Ascom FCP