Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2023

No Centro de Comando e Controle, Forças de Segurança monitoram o Traslado para Ananindeua

Com recurso do videomonitoramento, agentes acompanham a movimentação de fiéis nas ruas, nesta sexta (06), na romaria mais longa do Círio de Nazaré

Por André Macedo (SEGUP)
06/10/2023 12h10

Nesta sexta-feira (06), a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) ativou o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na avenida Almirante Barroso, em Belém, para acompanhar o Traslado da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para as cidades de Ananindeua e Marituba, em 53 quilômetros de percurso. A programação religiosa teve início com uma missa às 7h, na Basílica Santuário de Nazaré, e previsão é que o trajeto seja concluído no final da tarde de hoje.

Na edição de 2023 do Círio de Nazaré, a Segup elaborou um forte esquema de segurança com mais de 12 mil agentes das forças de segurança pública estadual, municipal e federal, além de órgãos parceiros. 

“Mais uma vez, a Segup e os órgãos de segurança se fazem presentes durante a festividade do Círio de Nazaré com uma das maiores operações que temos no Sistema Estadual de Segurança Pública. Estamos atuando em todas as procissões oficiais, iniciando hoje com o Traslado para Ananindeua e Marituba, com nosso aparato de efetivo e de infraestrutura sendo empregado, entre eles, nosso Centro Integrado de Comando Controle, onde fazemos todos o acompanhamento do percurso”, disse o titular da Secretaria de Segurança, Ualame Machado.

Direto do CICC, os servidores dos órgãos envolvidos visualizam todo o percurso, por meio de 19 câmeras do videomonitoramento do Centro Integrado de Operações (Ciop), e ainda podem observar a movimentação em torno das 43 homenagens previstas até a chegada da Imagem Peregrina na Igreja Matriz de Ananindeua. 

Às 11h, na parada prevista em uma universidade na rodovia BR-316, já haviam sido percorridos 13,4 km do trajeto. Estão atuando no Traslado agentes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Trânsito, Guarda Municipal de Belém, Ananindeua e Marituba, Semob, além do órgão de trânsito municipal de Marituba.

Fluidez - Para o traslado, o trânsito foi bloqueado em 23 pontos móveis, pelos órgãos de trânsito, a fim de assegurar a fluidez do traslado. Conforme a Imagem Peregrina ultrapassava esses pontos, o trânsito era liberado.  

O Corpo de Bombeiros e o Detran estão atuando com cerca de 180 agentes, com ações nas ruas, carros, passarelas e bloqueios de trânsito. 

De acordo com Walmero Costa, coordenador de operações do Detran, o principal foco do órgão é garantir tráfego livre para que a procissão avance. 

“O Detran tem a função, junto com os demais órgãos de segurança, de garantir a segurança viária na extensão de todo o trajeto. Estamos trabalhando em demais apoios para desobstruir o tráfego e garantir que possa ter fluidez, tanto da procissão, como os que estão andando”, destacou.

Traslado para Ananindeua - A Procissão do Traslado é realizada desde 1992 e é a mais longa de todas as romarias do Círio. No trajeto, empresas, órgãos públicos, instituições, condomínios residenciais e vários devotos prestam homenagens à Nossa Senhora de Nazaré.