Projeto itinerante leva orientação e aprimoramento para policiais civis
Iniciativa realizada em Castanhal visa promover diálogo e orientação para o aprimoramento dos servidores durante o exercício das funções públicas
Cerca de 100 policiais civis lotados em delegacias e unidades especializadas da Polícia Civil do Pará (PCPA), vinculadas à Superintendência da 3ª Risp Guamá, participaram na terça-feira (03) da primeira edição do Projeto “Corregedoria Itinerante - Orientar para qualificar”. A iniciativa é em parceria com a Corregedoria do Interior (Coint) e Diretoria de Polícia do Interior (DPI) e visa promover diálogo e orientação para o aprimoramento dos servidores durante o exercício das funções públicas.
Para o delegado-geral Walter Resende, as capacitações que estão sendo ofertadas nas ações itinerantes valorizam os servidores e representam mais qualidade no atendimento ao cidadão. “Importante projeto criado por nossa Corregedoria-Geral. Além de bem servir a população paraense, também precisamos focar na qualidade dos procedimentos que são desenvolvidos por nossos delegados, investigadores, escrivães e papiloscopistas. Dessa forma, iremos evitar conflitos funcionais com as normas institucionais da PCPA”, explicou o gestor.
Segundo a delegada Angela Prado, titular da Coint, as ações de cunho pedagógico buscam também alcançar todos os policiais civis do Estado, levando orientações sobre prevenção de falhas e transgressões funcionais, além de tirar dúvidas sobre procedimentos e instrumentos normativos. “Nosso objetivo é capacitar e aperfeiçoar todos os policiais civis da capital e interior por meio das superintendências espalhadas pelo Estado. Com esse trabalho integrado, estamos valorizando os servidores e proporcionando a eles instrumentos atualizados para melhorar a qualidade dos procedimentos de polícia judiciária e atendimento à população”, disse a delegada.
A capacitação seguirá nas próximas semanas para as regionais dos municípios de Marabá e Tucuruí, levando palestras sobre habilitação de captura biométrica em sistemas internos da PCPA, aperfeiçoamento do sistema de Processo Administrativo Eletrônico (PAE 3.0), Processo Judicial Eletrônico (PJE), diretrizes sobre cadeia de custódia e das fichas de acompanhamento de vestígios, além da atualização dos aspectos relacionados às práticas cartorárias e inspeções em unidades prediais nos principais centros de produtividade de procedimentos.
Agenda - A caravana estará no município de Marituba no dia 20/10, em Marabá no próximo dia 26, e em Tucuruí no dia 27.