Departamento de Trânsito do Pará promove ações educativas na semana do Círio
Agentes do Detran abordam motoristas, motociclistas, passageiros e pedestres com orientações sobre comportamento seguro no trânsito
Com a chegada de pessoas na capital para o Círio de Nazaré, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) intensifica o trabalho de educação durante esta semana chamando a atenção para os principais fatores de risco no fluxo de veículos e informar sobre as alterações nas vias da capital neste período.
Na manhã desta quinta-feira (5), equipes do órgão estadual de trânsito estiveram nos terminais rodoviário e hidroviário de Belém abordando motoristas, motociclistas, passageiros e pedestres com orientações sobre comportamento seguro no trânsito.
"Esta ação é importante para a conscientização da população com relação a atenção no trânsito neste período em que Belém recebe muitas pessoas e a atenção precisa ser redobrada" afirma a diretora geral do Detran, Renata Coelho.
No Terminal Hidroviário de Belém, as abordagens educativas ocorreram nas primeiras horas da manhã e foram direcionadas para quem chegava das ilhas para passar o Círio na capital. Segundo a Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH), cerca de 14 mil pessoas devem passar pelo local nesta semana do Círio.
“Em geral, são pessoas que moram em municípios com fluxo de veículos menor e vão se deparar com o trânsito intenso de Belém, especialmente, nessa época da festa nazarena. Portanto, é importante alertar essas pessoas sobre os cuidados básicos, como atravessar na faixa de pedestre, usar o capacete, cinto de segurança, transporte seguro de crianças e tantos outros cuidados necessários para a segurança viária”, explica o agente de educação do Detran, Kleyson Ramos.
Durante a ação educativa chegaram embarcações dos municípios de Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari e Soure, no Marajó. Os romeiros foram recepcionados com uma ventarola e uma fitinha de braço personalizadas com mensagens alusivas ao Círio e ao trânsito.
Antônia de Sousa, 40 anos, chegou com o marido e os filhos de 5 e 8 anos para pagar uma promessa no Círio. Após ouvir as orientações dos agentes, ela ressaltou a importância de orientar a quem chega do interior. “A gente não está acostumado realmente com um trânsito tão pesado e na correria de chegar logo nas procissões pode acabar descuidando, então é muito importante ter essa orientação do Detran logo na chegada”, comentou.
Já no terminal rodoviário, muitas pessoas vindas de outros estados e também do interior para o Círio desembarcavam a todo instante e os agentes estavam de prontidão para as orientações sobre o trânsito da capital neste período.
A aposentada Magnólia Espíndola esteve no terminal aguardando a chegada do seu filho para os festejos do Círio e recebeu orientações dos agentes do órgão para um cuidado especial nas vias neste período. "Neste período eu peço até para me ajudarem a atravessar, pois eu enxergo só de um lado, o trânsito intensifica muito neste período. Vou atravessar sempre na faixa que é mais seguro".
A programação educativa do órgão segue na manhã desta sexta-feira (6), às 9 horas, na BR-316, com orientações aos participantes da moto romaria.