Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FÉ E MÚSICA

Fundação Cultural do Pará promove Círio Musical em Belém

O tradicional evento inicia no domingo do Círio, na Concha Acústica da Praça Santuário, com abertura de Frei Gilson

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
05/10/2023 14h33

Uma das formas mais bonitas de evangelização e louvor a Deus é através da música. Por isso foi criado o Círio Musical, uma programação com shows de bandas católicas de todo o país e que ocorre durante as noites da quinzena da Festividade de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém.  A programação há mais e 20 anos reúne milhares de pessoas, principalmente o público jovem, na Concha Acústica da Praça Santuário, no bairro de Nazaré.

O Círio Musical 2023 terá início no próximo domingo, dia 08, a partir das 20h. Essa tradicional programação, momento de fé e arte, é mais um do evento artístico que recebe a chancela do Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (Semear), executado via Fundação Cultural do Pará (FCP), que fomenta a cadeia produtiva, com a realização de programações e shows neste período de Círio de Nazaré.

O Programa Estadual de Incentivo à Cultura tem o objetivo de regular a realização do processo de seleção de projetos culturais. Os selecionados podem captar recursos com Pessoa Jurídica, de empresas situadas no Pará, que sejam contribuintes de Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS).

“Hoje o Semear é um dos principais instrumentos de incentivo, de fomento, de valorização da cultura paraense. Uma parceria entre Estado, sociedade civil, produtores e artistas que viabiliza o fomento do setor cultural paraense, em todas a regiões”, informa o presidente da FCP, Thiago Miranda.

Fomento Cultural - Em 2023, mais de 500 projetos foram aprovados, ficando aptos a captar recursos por meio da Lei Semear. O programa recebeu uma ampliação substancial de investimentos em quatro anos, saindo de R$ 3 para R$ 20 milhões, por meio de renúncia fiscal, em parceria com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa). 

O Círio Musical tem como patrocinadora, via Semear, a distribuidora de energia Equatorial Pará, por meio da Lei Semear, do Governo do Estado. “Estar com a FCP nesse patrocínio legítima e reconhece o apoio que a Equatorial oferece a eventos culturais como o Círio Musical, que ajuda a preservar e promover a cultura e artes locais”, avalia Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará.

Atrações- A atração do próximo domingo é o Frei Gilson, que também participará do momento da descida da Imagem Original do Glória, no sábado, dia 07, a partir de 12h30. De violão nas mãos, se popularizou como o padre que mais atrai seguidores na internet. Natural de São Paulo, com 3 milhões de seguidores no Instagram, o sacerdote é conhecido por suas lives diárias na madrugada rezando o rosário.

Outras atrações deste ano são as bandas já consagradas no cenário musical católico, como Anjos de Resgate, Rosa de Saron, Thiago Brado, Ministério Seráfico, Missionário Shalom, Vida e Cruz, Adoração e Vida, Adriana Arydes, Ziza Fernandes, Ana Gabriela, Eliana Ribeiro, Suely Façanha, Tony Alyson, Padre Cavalcante, Vida Reluz, Ministério M3 e Semente do Verbo. O encerramento será com Padre Francisco Cavalcante.

Serviço- Podem participar projetos culturais da Semear os mais diversos segmentos, performances e linguagens, que gerem produtos para exibição, utilização e circulação pública de bens e serviços na área. Os interessados em participar da Lei Semear devem se inscrever exclusivamente por meio do Sistema de Gestão de Projetos Culturais do Programa Semear (SGP Semear), disponível no site da Fundação Cultural do Pará.

“O Círio Musical movimenta um público muito grande, e consegue proporcionar momentos de fé e cultura durante 14 dias para a população. Conseguir deixar essa marca durante um movimento tão forte como o Círio é conseguir deixar um legado positivo para a população e para a cultura do Estado. E a Equatorial é uma empresa amiga da cultura no Estado do Pará, atualmente uma das maiores patrocinadoras de projetos através da Lei Semear”, informa a secretária-executiva do Semear, Carmem Fischer.

Confira a programação do Círio Musical 2023:

08/10 – Frei Gilson
09/10 – Vida e Cruz e Ana Gabriela
10/10 – Anjos de Resgate
11/10 – Adoração e Vida
12/10 – Thiago Brado
13/10 – Eliana Ribeiro
14/10 – Missionário Shalom
15/10 – Suely Façanha e Ziza Fernandes
16/10 – Ministério Seráfico
17/10 – Rosa de Saron
18/10 – Tony Alyson
19/10 – Vida Reluz e Ministério M3
20/10 - Adriana Arydes
21/10 – Semente do Verbo e Padre Cavalcante