Sedeme destaca ações do governo estadual para o segmento de negócios na SuperNorte 2023
Evento é considerado a vitrine de produtos, serviços e tecnologias para supermercados, magazines e pequenos varejistas
As políticas públicas do Governo do Pará para o segmento de negócios foram destaque na 24ª edição da Convenção de Supermercados e Fornecedores da Região Norte – SuperNorte 2023, aberta na quarta-feira (04), no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.
No estande da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), técnicos apresentaram os principais projetos, oportunidades de negócios e as potencialidades econômicas das cadeias produtivas do estado.
Durante os três dias de evento, que deve receber cerca de 28 mil visitantes de todos os estados brasileiros, a Sedeme oferecerá apoio a uma ampla gama de empreendimentos, incluindo os Arranjos Produtivos Locais (APLs), micro e pequenas empresas, indústrias e cooperativas, com o objetivo de promover os produtos genuinamente paraenses. O público pode conferir no estande da instituição, produtos alimentícios sustentáveis de 13 expositores, como farofa de mandioca, queijo do Marajó, geleias de frutos regionais, castanha-do-Pará, hortaliças e verduras embalados a vácuo, além de cosméticos fabricados com matéria-prima regional e outros.
O titular da Secretaria, Paulo Bengtson, que representou o governador Helder Barbalho na abertura da programação, ressaltou a importância da SuperNorte para revelar o melhor no segmento, seja na variedade de produtos, logística, serviços e outros.
“Nós nos reunimos em grandes feiras para promover, ampliar e fechar negócios. E é isso que a Convenção de Supermercados e Fornecedores da Região Norte proporciona. Participei de uma feira que é considerada a maior e mais importante do setor de produtos naturais e orgânicos, na Filadélfia (EUA). Saibam que nós não deixamos nada a desejar a ninguém; já visitei alguns estandes, e afirmo que a SuperNorte 2023 será a melhor feira de todos os tempos. Parabéns a todos envolvidos na realização deste grandioso evento. Desejo a todos bons negócios", disse Bengtson.
Comércio - Até a próxima sexta-feira (6), a SuperNorte 2023, que apresenta como tema principal “O valor de fazer mais e melhor”, propõe o debate sobre toda a importância do consumidor para o segmento. Mais de 250 marcas de diversos produtos estão representadas entre os mais de 80 estandes, no pavilhão de exposições do Hangar. A convenção é exclusiva para convidados e inscritos na SuperNorte.
“A programação da SuperNorte inclui feira de produtos, serviços e tecnologias para supermercados, magazines e pequenos varejistas, com expositores de todo o Brasil e regionais, ocupando o principal pavilhão de exposições do Hangar. É a grande oportunidade para que os fornecedores da cadeia de abastecimento apresentem suas novidades, lancem produtos e, o mais importante, fechem negócios”, afirma o presidente da Associação Paraense de Supermercados (Aspas), Jorge Portugal.
“São três dias de networking e atualização profissional para que as melhores condições e tendências sejam repassadas para a ponta, sempre considerando experiências positivas de consumo”, acrescentou Portugal.
No Pará, são gerados cerca de 65 mil empregos diretos, e mais de 220 mil indiretos, com faturamento superior a R$ 19 bilhões anual (Ranking Abras 2023) e participação aproximada de 12% do PIB paraense, que em 2022 foi de R$ 163 bilhões, sendo um dos maiores contribuintes do setor do Comércio. O Pará ocupa a 7ª colocação no Brasil (Ranking Abras) com base na receita e quantidade de lojas, sendo responsável por 3,8% de participação nacional no setor.
“A participação do governo na SuperNorte reforça o compromisso do Estado com o crescimento econômico sustentável, promovendo a geração de empregos e estimulando a inovação na produção de bens para o mercado consumidor. Além disso, será um momento de promover iniciativas e escutas para impulsionar a competitividade, sustentabilidade e qualidade dos produtos, alinhando-se às demandas do setor”, disse Paulo Bengtson.
Expositores - A Cooperativa Amazônia Agroindustrial (AmazonCoop) é uma das expositoras no estande governamental. O presidente da cooperativa, João Vicente, aprova a iniciativa do governo por meio da Sedeme, com espaço exclusivo para a exposição de produtos regionais. Na ocasião, ele ressaltou que a SuperNorte é uma vitrine para apresentar os produtos paraenses.
“Estamos apresentando o potencial da agricultura familiar. A cooperativa foi criada em 2011, com o objetivo de atender os agricultores familiares da região nordeste do paraense, buscando o fortalecimento na intercooperação. Atuamos em 36 municípios em parceria com mais de 15 cooperativas, reunindo mais de 900 cooperados. Trabalhamos com alimentos saudáveis. Trouxemos para feira diversas linhas de produtos, a exemplo das verduras, razões e hortaliças embalados a vácuo, produtos processados como a massa da macaxeira e outros. Produtos de qualidade e com preços diferenciados", disse o presidente da cooperativa.
“Viemos do varejo e a nossa expectativa é tornar a marca perceptível aos supermercadistas. Nós já vendemos nosso produto em algumas redes, mas nosso intuito, nessa convenção, é aumentar nossos contatos, conhecer outros empreendedores, sermos mais vistos e fechar novos negócios”, disse Marla Melo, empreendedora na área de biscoitos artesanais há três anos, que participa pela primeira vez como expositora na feira.
Em visita aos estandes, Paulo Bengtson, declarou que a Convenção de Supermercados e Fornecedores da Região Norte traz inovações, favorecendo as oportunidades de negócio, estreitando o comércio entre empresários, potenciais investidores e empresas varejistas. O titular da Sedeme destacou também que a presença institucional promove um ambiente de fomento e articulação entre produtores do estado e o comércio supermercadistas, além de disponibilizar aos empresários informações sobre a linha de crédito voltadas ao setor produtivo, contribuindo com a geração de emprego, renda e com a verticalização do segmento industrial paraense.
Fórum - A programação do evento inclui a realização de palestras presenciais, tendo o consumidor como o tema central, objetivando a melhor oferta que irá atender as suas necessidades.
A palestra de abertura teve à frente Erik Penna pela sua atuação em motivação de equipes. Nos dias 5 e 6, grandes nomes locais e nacionais promovem, nas salas do mezanino, com discussões como estratégias para atingir metas, comunicação eficaz, controle de qualidade e prevenção de perdas, liderança e Soft Skills e inteligência tributária.
A Sedeme participa do ciclo de palestra no segundo dia da convenção, quinta–feira (6), às 18h, no mezanino com dois temas “Incentivos Fiscais” e “Crédito do Produtor’, ministradas pelo secretário operacional de Comissão da Política de Incentivos ao Desenvolvimento Socioeconômico do Estado do Pará, Ricardo Leitão, e da coordenadora de Cooperativismo, Luziane Sena, respectivamente.