Com apoio da Emater, agricultores familiares criam cooperativa em São João do Araguaia
Mudança permitirá ampliar a comercialização e beneficiamento dos produtos por meio do acesso às políticas públicas
Com o incentivo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) produtores rurais do município de São João do Araguaia, na região de integração de Carajás, celebram mais uma conquista que irá beneficiar a agricultura familiar na cidade. No próximo sábado (07), uma assembleia geral irá marcar a fundação da Cooperativa de Agricultores Familiares de São João do Araguaia (Coopafsja), momento em que também haverá a eleição de sua diretoria.
A Emater presta assistência técnica desde 2008 para os 30 agricultores familiares que farão parte da Coopafsja. Com a criação da associação, os produtores terão a possibilidade de ampliar a comercialização e beneficiamento dos produtos por meio do acesso às políticas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
"Nesses 15 anos esses produtores já tiveram acesso a várias linhas de crédito, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) categorias "Grupo A" e "Mais Alimento", e agora, com a cooperativa, eles terão acesso a outras políticas públicas. Estamos muito felizes pelo protagonismo destes produtores, a criação da cooperativa vem para fortalecer ainda mais a agricultura familiar no município", destacou o chefe do Escritório Local de São João do Araguaia, Paulo César Silva.
A produtora rural Geane Lucena Assunção, 39 anos, que cultiva hortaliças e é atendida pela Emater há cerca de 10 anos, fala sobre os novos horizontes que serão abertos para os agricultores:
"Hoje o município não tem nenhuma cooperativa, e somos muitos produtores; infelizmente a nossa produção chega a se perder por falta de comprador. Com a cooperativa vai ser muito bom, teremos acesso às políticas públicas e vamos poder por exemplo, ter convênio com a prefeitura para a venda dos nossos alimentos, assim como a compra de insumos mais baratos", contou.
Para orientar os agricultores familiares em relação ao funcionamento da associação, o Escritório Local de São João do Araguaia realizou cursos, palestras e intercâmbio.
"Nós tínhamos receio em relação à criação da cooperativa, mas a Emater foi muito importante nesse processo, pois por meio das ações do órgão, nós tiramos muitas dúvidas", frisou a produtora Mônica Rates da Silva, 38 anos.
Intercâmbio - Com o objetivo de apoiar os produtores rurais do município de São João do Araguaia na iniciativa, a Emater - por meio do Escritório Local do município - promoveu um intercâmbio sobre cooperativismo, com a parceria da Cooperativa Mista Agropecuária Rondonense (Cooprondon), sediada no município de Rondon do Pará. A ação foi realizada nos dias 25 e 26 de setembro, na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de São João do Araguaia e contou com a participação de 30 produtores.
A troca de experiências foi mediada pelo engenheiro agrônomo e supervisor adjunto da Regional Marabá, Mauro Moraes. "No intercâmbio, abordamos os aspectos teóricos sobre associativismo e cooperativismo, também articulamos os dirigentes da Cooprondon para troca de experiências, e ainda passamos orientações sobre como acessar o Pnae e o PAA", pontuou Moraes.
O presidente da Cooprondon, Josafá Castelo Branco, compartilhou com os participantes um pouco do histórico da cooperativa, que também recebeu apoio do Escritótio em sua fundação e até hoje tem o incentivo do órgão estadual.
“Acreditamos que todos nós temos a responsabilidade de fazer uma diferença significativa em nossa comunidade. Contamos com uma variedade de projetos e com 116 cooperados, que aproveitam suas habilidades e recursos para atingir nossos objetivos com sucesso. Desde nossa fundação, em 2017, sentimos uma enorme satisfação ao perceber a maneira como as nossas atividades beneficiaram a comunidade de Rondon do Pará e região. A Emater foi nossa grande parceira para a realização deste sonho", afirmou Castelo Branco.
Texto: Sarah Mendes/Ascom Emater