Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Ideflor-Bio celebra Dia Mundial dos Animais com exposição sensorial no Parque do Utinga

Programação nesta quarta-feira (4) atraiu dezenas de visitantes que se encantaram com a diversidade de espécies da fauna amazônica

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
04/10/2023 16h41

Nesta quarta-feira (4), é comemorado o Dia Mundial dos Animais. Para celebrar a data, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) promoveu uma exposição de animais no Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, em Belém. A programação atraiu dezenas de visitantes que se encantaram com a diversidade de espécies da fauna amazônica.

Organizada pela Diretoria de Gestão da Biodiversidade (DGBio), por meio da Gerência de Biodiversidade (GBio), a exposição buscou conscientizar o público sobre a importância da preservação dos animais e de seus habitats naturais. Com um enfoque educativo, a iniciativa proporcionou uma experiência única a quem passou pelo local, permitindo o contato direto com diversas espécies nativas da Amazônia, muitas delas ameaçadas de extinção.

Entre os animais expostos estavam aves a ararajuba, o tatu, a tartaruga, a sucuri,  como araras, tucanos e papagaios, répteis como jacarés e tartarugas, além de mamíferos como o boto. Técnicos da Diretoria de Gestão da Biodiversidade (DGBio) explicavam as características, hábitos e curiosidades de cada espécie.

Experiência - A exposição atraiu pessoas de todas as idades e despertou o interesse pela conservação da natureza. Genilda Amaral trouxe seus familiares do Rio de Janeiro, que vieram passar o Círio na capital paraense, para conhecer o Parque Estadual do Utinga. Ela conta que o espaço entrou no roteiro de passeios porque acredita que é uma forma deles fazerem uma imersão na Amazônia, além de conhecerem a diversidade de espécies da fauna e da flora da região.

“Aqui é um local que passa a sensação de bem-estar. Hoje, felizmente, pudemos nos deparar com essa belíssima exposição de animais que a gente não costuma ver com frequência. Minhas primas já vieram a Belém várias vezes, mas não conheciam o Parque e desta vez prometi que o local não faltaria no roteiro. Estamos amando toda experiência”, pontuou. 

Aprendizagem - O evento reforçou a importância de se valorizar a fauna amazônica e respeitar os animais, não apenas no Dia Mundial dos Animais, mas durante todo o ano. Na ocasião, a equipe técnica da DGBio dialogou com o público sobre temas como a importância da preservação da biodiversidade, os impactos das ações humanas nos ecossistemas e as medidas necessárias para a conservação dos animais em seu ambiente natural.

"A exposição de animais promovida pelo Ideflor-Bio é uma oportunidade única de aproximar as pessoas da riqueza da fauna amazônica e conscientizá-las sobre a necessidade de protegê-la. É fundamental despertar a empatia e o respeito pelos animais, para que possamos garantir a sobrevivência das espécies e a preservação dos ecossistemas", destacou a titular da GBio, Mônica Furtado.

O gerente da Região Administrativa de Belém, Ellivelton Carvalho, ressaltou que o Ideflor-Bio continua promovendo ações voltadas para a conscientização ambiental e a preservação da biodiversidade, com o objetivo de garantir um futuro sustentável para as gerações futuras. “Que eventos como esse sirvam de inspiração e motivação para a proteção dos animais e de seus habitats naturais. O Parque Estadual do Utinga estará sempre disponível para programações dessa natureza”, enfatizou.