Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Estado garante apoio e estruturas de suporte para os romeiros do Círio nas estradas

Secretarias estaduais de Turismo (Setur), de Saúde (Sespa) e da Segurança Pública (Segup), por exemplo, garantem tendas e banheiros químicos

Por Sâmia Maffra (SETUR)
04/10/2023 15h50

A quatro dias da Grande Procissão, Belém vive dias intensos de preparativos para a Grande Procissão do Círio no próximo domingo (8). O governo do Estado mobiliza secretarias e órgãos públicos em apoio à Festividiade Nazarena.


As secretarias estaduais de Turismo (Setur), de Saúde (Sespa) e da Segurança Pública (Segup), por exemplo, concentram esforços conjuntos para disponibilizar estruturas de apoio aos romeiros com tendas, banheiros químicos, hidratação, massagem, atendimento médico e alojamento para os peregrinos. São 18 pontos de apoio ao longo da BR-316 e  a novidade desse ano são 5 pontos na Alça Viária para atender aos romeiros que vêm do Baixo Tocantins, de municípios como Abaetetuba e Igarapé Miri.


Há 23 anos, o piauiense Walter de Souza, de 79 anos, acompanha a Peregrinação dos Romeiros que saem da Igreja Matriz de São José, em Castanhal com destino à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém.

"Sempre recorro a  intervenção de Nossa Senhora de Nazaré junto ao Pai. A mais marcante foi  ter sido salvo e estar recuperado de um acidente de carro no qual sofri 12 fraturas no corpo e hoje estou aqui vivo, dando testemunho da minha história. A Santinha me traz e me leva de volta com segurança para o interior do Piauí e eu caminho com muita fé por Ela", conta emocionado o aposentado. Além da procissão de Castanhal, seu Walter também acompanha a Trasladação e o Círio, no segundo domingo de outubro.

Em agradecimento à conquista da casa própria, Suely Neves participa da caminhada há 18 anos. Quando cumpriu a promessa,  ela começou a integrar a coordenação da procissão e hoje está responsável pelo carro das frutas.


"Desde maio nós começamos a correr atrás das doações de alimentos para os romeiros e conseguimos fazer esse ato de fé há 44 anos. Todo nosso trabalho é doação à Nossa Senhora de Nazaré", afirma. Esse ano a procissão tem um significado especial para Suely. "Tenho muito a agradecer Nossa Senhora. Adquiri uma artrite reumatoide que se alojou no meu joelho e me deixou sem andar. Usei cadeira de rodas, depois fui para a muleta e estou há 15 dias sem uso de muleta, andando normalmente. Tenho muito a agradecer à Mãe do Céu por esta graça alcançada".

Estes são alguns dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré que realizam, há 44 anos, a Romaria de Castanhal-Belém que reúne aproximadamente mil fiéis de Castanhal e municípios vizinhos como Santo Antônio do Tauá, Inhangapi  Igarapé Açú, Brasil Novo, Santa Isabel, Benevides e Marituba. 

"Nós queremos agradecer mais esse momento que Nossa Senhora nos proporciona e nos ajuda porque nossa romaria está chegando muito longe. O sentido dessa peregrinação é de muito agradecimento, paz e amor. Momento único de fé e nós queremos parabenizar o Governo do Estado pela iniciativa de acolhimento com as tendas. Com esse apoio, esperamos que futuramente essa peregrinação seja do Estado", sinaliza José Nazareno, coordenador da procissão.

Um grupo de 32 pessoas começou a peregrinação na Vila Santo Antônio  do Prata, no município de Igarapé Açú, distante 38 quilômetros de Castanhal ontem e hoje integrou a caminhada rumo à Belém. "Essa peregrinação representa muita fé e agradecimento à Nossa Senhora por todas as graças alcançadas" conta Italino Freitas da Silva. A preparação do grupo começa meses antes com exercícios físicos e treinos. 

"Minha maior graça alcançada foi a recuperação da minha mãe que teve uma infecção e ficou na cadeira de rodas. Hoje ela está 100% recuperada e eu tive que vir agradecer a Mãe de Nazaré", comemora Italino.

Saída- Em Castanhal, a concentração dos romeiros começou nesta quarta-feira (4) às 6h, com café da manhã, alongamento, troca do manto da imagem que acompanha os peregrinos, cânticos e benção do pároco. Em seguida, os devotos saíram em caminhada rumo à capital paraense com previsão de chegada às 11 horas de amanhã (5). O percurso é de 79 quilômetros, com 28 horas de caminhada. São 7 paradas para descanso, alongamento e alimentação.


Institucionalização
-"Este ano, vimos a necessidade de ampliar os postos da BR-316, incluindo o percurso da Alça Viária, que vão funcionar ininterruptamente das 7h da manhã desta quarta-feira (4) até as 19h da sexta-feira (6), com materiais para curativos, materiais médicos, equipamentos de suporte básico e ambulâncias, além de médicos, enfermeiros, técnicos e administrativos de apoio ”, destaca o Secretário de Saúde do Estado, Rômulo Rodovalho.

“Nós temos um trabalho integrado, em especial aos romeiros que optam por pagar sua promessa, por demonstrar sua fé caminhando dos municípios  próximos a Belém. É uma parceria importante dos órgãos de segurança, Sespa e Secretaria de Turismo para que possamos dar apoio, orientação aos romeiros, pontos de hidratação e atendimento”, pontua o titular da Segup, Walame Machado.


Turismo
- A manifestação religiosa e cultural do Círio movimenta o setor turístico paraense durante 15 dias da quadra nazarena, com lotação de hotéis e grande procura de voos para Belém.


Segundo o secretário de Turismo, Eduardo Costa, o Círio é a alta estação do estado e o turismo religioso já é consolidado com o Círio, mas pode crescer ainda mais com as manifestações que integram a festividade, como a Peregrinação Castanhal Belém. "Temos uma caminhada aqui que já ocorre há 44 anos. A importância de se institucionalizar uma peregrinação dessa natureza é a possibilidade de estruturar este caminho, oportunizar que mais peregrinos tenham acesso a esse destino e por que não transformar essas procissões nos Caminhos do Círio e tornar mundialmente conhecida, como ocorre nos Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha", sinaliza o titular.