Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E OPORTUNIDADES

Alunos de Eetepas de Belém celebram formação técnica com apoio da Sectet

Estudantes concluíram cursos de Eventos e Marketing, entre outros, ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Por Paulo Rezende (SECTET)
04/10/2023 15h29

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) realizou a formatura dos alunos das Escolas de Ensino Técnico do Pará (Eetepas) Anísio Teixeira e Francisco das Chagas Azevedo (Cacau), nesta terça-feira (3). Os cursos técnicos em Eventos, Marketing e Manutenção e Suporte em Informática foram ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). No total, foram 49 formandos.

A solenidade contou com a presença do diretor de Educação Superior, Profissional e Tecnológica, Washington Berg; diretor de Ciência e Tecnologia e coordenador do Pronatec no Pará, Vitor Sales; da assessora do Pronatec, Jhenifer Castro; coordenadora do Pronatec na Eetepa Anísio Teixeira, Luíza Magno; e da coordenadora do Pronatec na Eetepa Cacau, Cirlene Mendes.

O diretor Washington Berg destaca que o objetivo da Sectet e do Pronatec é realizar sonhos em todo o Pará por meio de iniciativas. “Temos aí vários cursos para 2024. A Diretoria de Educação Superior, Profissional e Tecnológica vem desenvolvendo o seu papel, que é levar o ensino superior, profissional e tecnológico ao estado do Pará”, ressalta.

Vitor Sales fala da alegria que é ver o trabalho feito no Pronatec saindo do papel e que a missão da secretaria é fazer políticas públicas. “Não é fácil estudar, não é fácil estudar em Belém. A gente sabe que às vezes tem dificuldade com o transporte, com a chuva, falta de luz. Mas a gente está aqui para tentar consertar esses erros e formar todos vocês. Nada mais gratificante do que a gente trabalhar e ver nosso trabalho dando certo”, destaca. O coordenador aconselha os formandos a não desistirem e permanecerem estudando e trabalhando, e que outros cursos estão disponíveis a quem quiser. Ele também parabeniza os professores por fazerem parte desse processo com dedicação.

A noite também foi de honra a Crislane Mendes, professora homenageada pelas turmas. Crislane conta que seu sonho era ser professora e que seus alunos fizeram isso ser real. Ao citar Mário Sérgio Cortella, a professora relembra que a primeira disciplina ministrada às turmas foi Ética e que ela pressupõe a possibilidade de escolher e decidir. “Vocês escolheram estar aqui, vocês foram até o fim. Tal qual nós comentamos no primeiro dia de aula sobre o último dia, não importava onde eu estivesse, eu estaria aqui para ver vocês se formando”, discursa. Crislane também destaca que, apesar das dificuldades, os alunos conseguiram conquistar esse objetivo.

Luiza Magno aponta que o grande objetivo da Eetepa Anísio Teixeira é colocar o técnico no mercado de trabalho. A coordenadora ressalta que a escola, assim como a Eetepa Cacau, permanece de braços abertos para receber os formandos. “Terminou uma parte, mas ainda tem muito chão pela frente. Sucesso! Se vocês chegaram aqui, chegarão muito mais. Parabéns a todos, aos familiares que deram apoio a vocês e aos nossos professores”, celebra.

Para Nicole Beatriz, formanda em Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, ansiedade e emoção definem o momento. Nicole relembra das relações construídas durante o curso com professores e colegas de turma, e ressalta a troca de experiências no processo de ensino-aprendizagem com os docentes. “As aulas foram uma maravilha, eu consegui fazer amizades. Eu fui muito além de só o estudo, não só conheci o professor, como ele quis me conhecer também”, fala.

Concluinte da turma de Marketing, João Cardoso destaca também a alegria da mãe pela sua conquista. “Graças a Deus eu vou formar. Quando eu comecei no curso técnico, não sabia direito o que era o Marketing. Realmente gostei e me interessei”, festeja. João diz que está sempre disposto a conhecer coisas novas e que está pensando em que ramo seguirá no futuro.

Danilo Pamplona, formando em Técnico em Eventos, se sente honrado e feliz ao participar da cerimônia, e relembra dos assuntos aprendidos. “Agradeço muito aos professores por eles terem se esforçando, porque eu não conseguia. Eu tenho dificuldade para aprender, mas eu consegui, graças a Deus”, comemora.

Texto de Lívia Ximenes, estagiária Ascom Sectet