Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROFESSORES-AUTORES

Seduc divulga lista de selecionados para a produção de material pedagógico do "Alfabetiza Pará"

Conteúdo didático, que representa a cultura e os conhecimentos do Pará, será distribuído para as redes municipais e estadual por meio do Programa

Por Bruno Magno (SEOP)
04/10/2023 10h02

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) divulgou nesta quarta-feira (04) a lista dos 15 professores aprovados em um processo seletivo voltado à escolha de autores do novo material didático complementar a ser utilizado nos 1° e 2° anos do ensino fundamental, que será elaborado exclusivamente para o Programa "Alfabetiza Pará".

Com a proposta de auxiliar os municípios no processo de ensino e aprendizagem das crianças durante o período de alfabetização, o Governo do Estado, por meio da Seduc, lançou o programa "Alfabetiza Pará", que dispõe de formação, recursos financeiros e pedagógicos para potencializar o processo de alfabetização na rede pública de ensino.

Realizadas em agosto de 2023, as inscrições bateram recorde ao registrar 717 docentes paraenses interessados em compor a equipe. Desses, 41 avançaram para a fase de entrevista, resultando em 15 professores com características diversas que representam as diferentes regiões e realidades do Pará. Os selecionados irão participar de uma formação complementar para fortalecer o processo de produção dos conteúdos. Confira a lista completa:

Simone Souza e Souza - Ananindeua/PA
Alcione Ribeiro da Silva - Tomé-Açu/PA
Humberto de Jesus Caldas Pereira - Belém/PA
Sirlandia Viana da Silva dos Santos - Rio Maria/PA
Lucilene da Silva Reis - Benevides/PA
Maria Leonor Marques Lopes - Belém/PA
Simone Souza Silva - Jacundá/PA
Jarlene Kelly da Silva Azevedo - Prainha/PA
Maria Odimere Andrade da Silva - Breves/PA
Jacqueline Rodrigues Salgado - Salvaterra/PA
Jamile e Silva Teixeira - Muaná/PA
Rosimar Araújo - Altamira/PA
Eliana Caldas de Araújo - Cachoeira do Piriá/PA
Eligilda Rodrigues - Marabá/PA
Ariete Morais - Bom Jesus do Tocantins/PA

"A concepção de um material didático próprio, que representa a cultura e os conhecimentos do Pará, elaborado por professores de diversas regiões do estado, é fundamental para que nossas crianças tenham um maior desenvolvimento, já que, ao identificar e assimilar elementos da cultura local, o processo de aprendizagem se torna mais efetivo. Esse também é um momento de grande vitória para a educação paraense. Agora, nossos profissionais voltam a ter a oportunidade de contribuir para a produção de conhecimento e material didático para toda a rede, coisa que não aconteceria há 34 anos. Estamos trabalhando para que essa seja a realidade para as demais etapas de ensino. Estamos avançando", comemorou Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará. 

Seleção - Para participar era necessário ter experiência comprovada de ao menos 3 anos em alfabetização para os anos iniciais, estar com regência de turma, ter vínculo empregatício com as redes municipais ou com a rede estadual de ensino do Pará e já ter participado de formações sobre o Documento Curricular do Estado do Pará ou sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Com realização da Secretaria de Educação do Pará (Seduc), a ação conta com a parceria da Nova Escola e a Associação Bem Comum (ABC), que estão responsáveis pela seleção, formação e acompanhamento ao longo do processo de construção do material. Ao ser finalizado, ele será distribuído para as escoladas das redes municipais e estadual.

O "Alfabetiza Pará" é um programa em regime de colaboração do Governo do Estado do Pará e da Secretaria de Estado de Educação que auxilia os municípios no desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais durante o período de alfabetização, incentivando que os estudantes estejam alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. A proposta é disponibilizar recursos, ferramentas pedagógicas e avaliativas para que as cidades melhorem o ensino ofertado nas redes municipais e estadual, atendendo, inclusive, aos requisitos do ICMS Educacional, aprovado na Assembleia Legislativa (Alepa) em 2022.

Texto: Marcelo Júnior/Ascom Seduc