Em setembro, Estado formou mais de 500 servidores pela EGPA
Realizar ações de formação e aperfeiçoamento profissional, proporcionando ferramentas e instrumentos aos servidores públicos paraenses para o desempenho com eficiência da prestação de serviços à sociedade, são parte da missão da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) que, somente no mês de setembro, formou mais de 500 servidores públicos na instituição.
Os cursos ministrados na sede da Escola durante o mês, abordaram os temas: Controle Interno na Administração Pública; Redação Oficial e Gramática Aplicada; Noções de Direito Administrativo; Lei de Licitação e Contratos (14.133); Língua Brasileira de Sinais; Termo de Referência; Secretariado na Administração Pública; Mídias Sociais e Marketing de Relacionamento; Formação de Pregoeiro: Presencial e Eletrônico; Elaboração de Edital; e Excel Básico;
Servidor da Secretaria de Estado de Saúde, Wagner de Abreu foi aluno da turma de Língua Brasileira de Sinais e elogiou a qualificação. “A oportunidade de me qualificar gratuitamente por meio dessa ferramenta ofertada pelo Estado é excelente, participei da formação com o objetivo de me comunicar com outros profissionais que atuam na Sespa e que utilizam a língua de sinais”, explica.
Parcerias - Além das formações mensais, ofertadas para os servidores em geral, a Escola realiza qualificações em parceria com os órgãos solicitantes. São cursos formatados para atender às necessidades pontuais de cada área, com carga horária e conteúdo programático diferenciado, além da formatação de palestras, oficinas e eventos específicos para os temas solicitados.
A Polícia Civil participou das turmas sobre Elaboração de Projetos para Captação de Recursos - Oficinas Práticas e Estudo Técnico Preliminar. A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) recebeu o curso de Gerência e Fiscalização de Contratos na Administração Pública. Para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade foi ministrada a formação de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, mais de 130 servidores do Hospital Ophir Loyola participaram da palestra 'Setembro Amarelo', como uma forma de prevenção ao suicídio.
“Qualquer órgão pode demandar a formação necessária para sua equipe de trabalho, e planejamos o curso em conjunto para atender o requerimento. No nosso site já disponibilizamos o passo a passo, no manual para parceria”, explica a coordenadora do Centro de Desenvolvimento de Competências e Habilidades Profissionais em Governança Pública, Cristina Lopes.
Cursos com inscrições abertas - As turmas abertas presenciais de outubro já estão com as inscrições disponíveis no site da Escola de Governança e as formações a distância também seguem com as matrículas abertas. Qualquer servidor público estadual pode participar das qualificações ofertadas pela EGPA.