Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Semu integra oficina sobre estratégias e metodologias para impulsionar bioeconomia

Secretaria das Mulheres (Semu) atua comprometida em garantir a equidade nas discussões, ou seja, que todos tenham acesso às mesmas oportunidades

Por Helena Saria (FCP)
02/10/2023 12h17

A busca por estratégias inovadoras e a capacitação de servidores e servidoras públicas são essenciais para impulsionar a bioeconomia no Pará. Nesse contexto, Clarice Leonel, diretora estadual de Políticas para Mulheres, e a servidora, da Semu, Kellem dos Santos, participaram de uma oficina de apoio ao Plano Estadual de Bioeconomia do Pará, o PlanBio.

A experiência foi marcada por discussões e práticas. A oficina proporcionou um ambiente propício para a integração e o nivelamento das secretarias envolvidas no PlanBio, incluindo a Semu e a Sepi (Secretaria dos Povos Indígenas), que desempenham um papel fundamental na execução do plano.

O evento foi realizado em duas etapas. Na primeira, a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), que acompanha todo o processo do PlanBio, desde o início. A Semas tratou de nivelar as informações, visto que nem todos representantes de órgãos estaduais, estavam familiarizados com os detalhes do Plano Estadual de Bioeconomia do Pará.

Também foi realizada uma apresentação geral do PlanBio, incluindo uma linha do tempo desde sua origem, de forma a alinhar todos os participantes e esclarecer as bases legais do plano, como decretos e regulamentações.

Uma vez consolidada a compreensão do plano, começou a segunda fase da oficina, onde os consultores abordaram metodologias para construção da estrutura de governança do PlanBio. Esse aspecto foi especialmente rico, pois foram discutidas maneiras de desenvolver indicadores e ferramentas metodológicas para avaliar e monitorar o progresso do plano. A parte teórica foi complementada com exercícios práticos, oferecendo uma visão abrangente e pragmática das etapas já percorridas e dos caminhos a seguir.

Além disso, a oficina abordou técnicas de engajamento, enfatizando a importância de que todas as secretarias de Estado estejam engajadas no Comitê Estadual de Bioeconomia, que reúne representantes de todas as secretarias para colaborar com o Plano Estadual de Bioeconomia.

Como desdobramento, a Semas convocará uma reunião específica para aprofundar as políticas públicas voltadas para as mulheres no contexto do Plano de Bioeconomia, reconhecendo a relevância da equidade de gênero e a importância de integrar essa perspectiva nas estratégias de desenvolvimento sustentável do Pará. A participação da Semu no evento reforça o compromisso do estado com a inovação e o desenvolvimento econômico sustentável.

Sobre a realização da oficina, a Secretária Paula Gomes enfatizou: "Nossa participação reflete nosso compromisso inabalável em impulsionar a bioeconomia no Pará. Reconhecemos que a inovação e a capacitação dos servidores públicos são peças-chave desse processo. Estamos aqui para contribuir ativamente em todas as etapas desse projeto e fortalecer as políticas de econômicas para mulher.

Por sua vez, a diretora de Políticas para Mulher da Semu, Clarice Leonel, destacou: "A integração das políticas públicas voltadas para as mulheres no contexto do Plano de Bioeconomia é de suma importância. Queremos enfatizar que a igualdade de gênero não é apenas um objetivo, mas sim um alicerce para o desenvolvimento sustentável de nosso estado. Estamos comprometidas em fazer parte ativa desse processo e em garantir que as vozes e necessidades das mulheres sejam ouvidas e atendidas em todas as fases do Plano Estadual de Bioeconomia."