Seduc participa da Expo Favela com estudantes da EJA
A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) realizou neste sábado (30), uma oficina sobre Podcast, na Expo Favela Innovation Pará, realizada na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém. O evento segue até este domingo (01).
A programação do evento contou com podcast ao vivo e entrevistas com expositores e convidados. Além disso, a oficina permitiu que os participantes aprendessem, na prática, como produzir conteúdo educacional de alunos e professores da EJA, utilizando essa mídia.
“Durante as entrevistas, tivemos a oportunidade de ouvir diferentes perspectivas e experiências dos expositores e convidados. Foi uma excelente oportunidade para compartilhar conhecimentos e promover o diálogo entre os convidados”, destacou a coordenadora do projeto, Tainá Gouveia.
A Expo Favela Innovation é uma iniciativa da Favela Holding em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA), e vem sendo realizada desde 2022, quando houve a primeira edição em São Paulo. Para este ano, edições regionais começaram a ser promovidas em todo o país. O evento tem cooperação internacional da UNESCO e parceria da TV Globo e, a edição paraense, conta também com apoio local da TV Liberal, afiliada Rede Globo e do Governo do Pará, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).
A professora Ana Cláudia Neves, coordenadora da educação de jovens e adultos da Seduc, falou sobre o projeto e destacou a importância dele para a comunidade escolar.
“Estar presente na Expo Favela 2023, em Belém do Pará, foi de extrema relevância como ação pedagógica. O podcast da EJA é importante porque fazemos a relação da teoria e da realidade. E aprender, através das palestras, dos eixos temáticos, da diversidade, da inclusão, é um papel também de cidadania. Nós temos essa visão de levar perspectivas, para os alunos, de um futuro melhor através da educação. Essa é a nossa meta, e aí a gente concretiza uma das missões da Seduc, que é a responsabilidade social. Até porque o público-alvo da EJA é o aluno da periferia, é o aluno dos territórios, aquele aluno que não teve oportunidade de estar na escola e que, hoje, tem a oportunidade de concluir seu estudo através da EJA”, concluiu.
O podcast “A voz da EJA Dilma de Souza Cattete” foi criado pelas estudantes da EJA : Tainá Gouveia, Luana Telles, Juliana Soares e Denise Moraes com a parceria da professora de Língua Portuguesa Alessandra de Almeida Souza.
O objetivo do projeto se constitui em levar para às escolas diálogos sobre temáticas importantes para a formação integral dos educandos. Atualmente, o podcast integra os estudantes: Tainá Gouveia, Luana Telles, Juliana Soares, Denise Moraes , Kaike, Lorran Barbosa , Mário Augusto Pinheiro e a professora Alessandra Almeida com apoio da Vice Diretora Edileide Oliveira.
Texto: Clayton Santos /Ascom Seduc