Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

UsiPaz Guamá recebe o primeiro Circuito de Danças Urbanas

Por Paulo Garcia (SEINFRA)
30/09/2023 18h54

Iniciou na manhã deste sábado (30), o primeiro Circuito de Danças Urbanas (CDU), na Usina da Paz Guamá, em Belém. O evento foi selecionado através do Edital de Incentivo à Arte e a Cultura da Fundação Cultural do Pará (FCP) e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e Secretaria de Cultura (Secult).

Para Carol Sales, coordenadora do circuito, o evento é uma importante celebração à cultura da periferia e poder contar com o espaço das UsiPaz é fundamental.  “Nós temos uma parceria com o Programa Territórios Pela Paz desde 2021 e tem dado muito certo. Esperamos poder promover um circuito maior, agregando várias Usinas da Paz”, informou.

Ao longo da programação, foram realizados diversos workshops com profissionais de danças urbanas. Aline Brandão, dançarina e coreógrafa, ministrou a oficina de “Dancehall”, um estilo musical da Jamaica, derivado do Reggae. Para ela, o evento é a realização de um sonho, principalmente por poder instruir jovens a seguirem carreira profissional na dança. “A ideia é ensinar para as meninas da periferia que elas podem e conseguem, que não precisam ser coagidas por outras pessoas, que elas podem valorizar o trabalho como artista da dança. Porque muitas pessoas não têm essa noção, acham que estamos ali apenas por diversão”, pontuou Aline.

A relevância do evento para a periferia também foi enfatizada por Renato Ferreira, diretor da Usina da Paz do Guamá. “A Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e o Governo do Estado tem o entendimento de que todo mundo deve fazer uso do espaço das UsiPaz, então, o CDU justamente por ter essa identidade da periferia e da cultura, usufrui muito bem e nós, que representamos as Usinas da Paz, estamos aqui para servir”, ponderou Renato.

A participante do circuito Bianca Bahia, de 27 anos, contou que ficou bastante surpresa com o espaço da Usina da Paz. “É a primeira vez que eu entro em uma UsiPaz e achei muito acolhedor, principalmente com a nossa arte”, disse.

Serviço: O Circuito de Danças Urbanas (CDU) segue até o domingo (01/10), com workshops, além de batalhas de dança. A programação é gratuita e inicia às 08h30 e segue até às 18h, na Usina da Paz Guamá, localizada na Avenida Bernardo Sayão, 4783.

Texto: Giovanna Piani (sob supervisão de Paulo Garcia)