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Estudantes intensificam preparação para exames nacionais de avaliação

Por Bruno Magno (SEOP)
30/09/2023 17h35

Muitos estudantes acordaram cedo neste sábado (30) para estudar e reforçar os aprendizados para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Prova Brasil, que será realizada nos dias 23 de outubro e 10 de novembro. Com foco na preparação, a Escola  Estadual Jornalista Rômulo Maiorana, em Ananindeua, reuniu mais de 90 alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio para um encontro que envolveu estudo e lazer. 

“A Prova Brasil é um instrumento utilizado pelo Saeb como uma das formas principais de avaliar o ensino de uma escola e ver qual o melhor avanço de todas elas e o sábado que a gente teve hoje foi um planejamento muito bom, porque mesmo que a gente tenha essa carga horária duplicada é uma forma que ficou boa por ter um tempo a mais para cada aluno conseguir não se quebrar no meio do caminho, isso ajuda também a escola a melhorar a nota do nosso estado do Pará”, disse Wendrill Silva, aluno do 3º ano do Ensino Médio. 

A programação foi dividia em duas partes: a primeira pela parte da manhã, os alunos se concentraram nos estudos, com revisões de conteúdo, discussão de questões sobre os assuntos do Saeb, dicas e orientações para a realização da prova. Já pela parte da tarde, os estudantes participaram de momento de lazer, com jogos de diversos tipos e muita música, com videokê.

Para José Pedro Teixeira, 9º ano, passar o dia na escola foi bom para aprendizagem. “A prova ajuda a gente a passar de ano, ajuda também no conhecimento da pessoa, no aprendizado e no esforço. Passar o dia na escola é para a gente aprender e levar para a vida. Além de termos a possibilidade de brincar depois dos estudos, isso foi muito bom”, conta o aluno. 

Os aulões têm acontecido em diversas escolas da rede estadual de ensino. A iniciativa conta com a colaboração da equipe de Formação da Seduc, que leva até as unidades de ensino, estratégias de aprendizagem específicas, para colaborar com o bom desempenho do estudantes.

“A gente vem fazendo um trabalho muito efetivo, já há anos, para tentar pontuar devidamente nas avaliações externas. No fundamental, a gente já tem um número registrado, mas no ensino médio, nós nunca tivemos registro do quantitativo mínimo de pessoas que desse para a gente dizer que vai ser avaliado e ser pontuado. Então, para o médio, nós não temos o IDEB ainda. E a gente têm trabalhado com os reforços nos horários das aulas, com o contraturno, e às vezes até com o reforço da própria turma em si, quando há uma falta docente”, disse Claudiane Batista, diretora da unidade. 

Os resultados obtidos nos exames nacionais fazem parte da equação que mede o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador que aponta a qualidade da educação e desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Testo: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc)