Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Etsus inicia nova turma de especialização técnica em oncologia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
19/03/2018 00h00

“Há uma troca valiosa nesse curso, pois além da parte teórica expomos as experiências do dia a dia de várias áreas da saúde, desde a atenção básica à alta complexidade”, disse a técnica de enfermagem Esther Sena, do Setor de Hematologia do Hospital Ophir Loyola, sobre o curso de Especialização Técnica de Nível Médio em Oncologia, realizado pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará (ETSUS/PA), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

O curso iniciou nesta segunda-feira (19) sua segunda turma, com duração até o próximo dia 23 (sexta-feira). O objetivo é promover a formação técnica especializada de enfermagem em oncologia, para que os profissionais possam atuar comprometidos com a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). A abertura do curso contou com a presença do secretário estadual de Saúde Pública, Vitor Mateus.

“Aqui vamos trabalhar toda a rede de cuidados da oncologia, desde a parte da promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e cuidados paliativos. E trazer para os alunos ensinamento teóricos e práticos – trabalhando a problematização, vivências e experiências”, explicou Patrícia Martins, coordenadora Estadual de Oncologia e professora do curso.

Necessidades prioritárias - De acordo com diretor da Etsus-PA, Raimundo Sena, o mundo vive um processo de transição demográfica e epidemiológica, e a escola acompanha essa dinâmica qualificando os profissionais que atuam no SUS para suprir as necessidades prioritárias do Sistema. “Trabalhamos na qualificação dos profissionais para que possamos organizar as Redes de Atenção à Saúde, visando reduzir os agravos e os problemas de saúde da população do Estado”, informou Raimundo Sena.

“Eu trabalho numa unidade de saúde e estou enquadrada na atenção básica. Então, ouvindo situações de alta complexidade, o meu conhecimento se expande muito mais para auxiliar os pacientes”, disse Fernanda Salgado, técnica de enfermagem da Unidade de Saúde da Marambaia.

O curso reúne técnicos de enfermagem da atenção básica, dos centros e Unidades de Referência à Saúde da Mulher, da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Hospital Regional e Hospital Ophir Loyola, abrangendo os municípios de Ananindeua, Belém, Benevides, Bragança, Breves, Castanhal, Ponta de Pedras, Salinópolis, Santa Izabel do Pará e Santa Bárbara do Pará.

A formação tem carga horária de 360 horas, distribuídas entre teoria e estágio. A primeira turma foi capacitada no período de 12 a 16 de março. Ainda neste ano mais duas turmas serão ofertadas para as regiões do Baixo Amazonas e Carajás.