Obras de modernização da psiquiatria do Hospital de Clínicas atingem 80%
Enfermarias, postos de enfermagem e salas de descanso para servidores já foram entregues, e as obras estão na etapa final
As obras do setor de psiquiatria da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), localizada em Belém, seguem em pleno funcionamento. O local funciona como emergência e internação para pacientes psiquiátricos e está sendo requalificado de acordo com padrões exigidos por órgãos sanitários e normas vigentes. Até o momento, setores como enfermarias, sala de descanso para servidores e consultórios já foram entregues.
A clínica psiquiátrica do HC é composta por um Setor de Internação Breve (SIB) e emergência, com 60 leitos no total. “A reforma da psiquiatria foi planejada em etapas. Desenvolvemos um projeto voltado para um tratamento humanizado aos nossos pacientes, atendendo todas as especificações técnicas de acordo com as normas vigentes”, explicou Nathalia Freitas, arquiteta e coordenadora do setor de engenharia da Fundação.
“Nós fizemos uma recomposição do piso, a partir de uma remodelação. Nas esquadrias [elemento usado para fechamento de janelas e portas], adotamos um novo formato, permitindo que os pacientes tenham a visão externa do hospital, o sol, a vegetação e o entorno”.
Ainda de acordo com a profissional: “investimos, também, na segurança, onde instalamos novas telas de proteção. Além disso, todos os banheiros passaram por reformas, com novas louças e materiais de acabamento antiderrapante e porcelanato de linha apropriada para o ambiente hospitalar”, acrescentou Nathalia.
Acolhimento - Os servidores que atuam diretamente no atendimento à saúde mental ganharam um novo espaço para descanso e suporte dos profissionais. “É fundamental oferecer um espaço acolhedor para estes profissionais, garantindo que ele esteja em sua melhor atuação para atender”, pontuou Jairo Vasconcelos, enfermeiro e coordenador de psiquiatria do HC.
Investimento - A partir de investimentos da ordem de R$ 3 milhões, a modernização da clínica psiquiátrica do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna vai permitir aos pacientes de todo o Estado tratamento médico, atendimento seguro e qualidade e com acompanhamento de profissionais especializados.
“O investimento do Governo do Estado está permitindo avançar com reformas e ampliações de setores estratégicos e importantes para a saúde pública do Estado. Para nós, que somos referência em psiquiatria, é fundamental ofertar um tratamento de qualidade em um ambiente seguro e acolhedor aos pacientes”, pondera Heloisa Guimarães, médica e diretora-presidente da Fundação.
Os próximos passos da reforma envolvem a entrega de uma academia para os pacientes e uma área externa de atividades multiprofissionais, com espaço verde e amplo.
Serviço:
O setor de psiquiatria do HC atende emergências psiquiátricas a pacientes que apresentam sinais de surto psicótico, alto nível de desorientação que influenciam em risco à própria vida ou de terceiros.