PGE realiza primeira prova do Concurso para Procurador do Estado neste domingo, dia 1º
Total de 2.505 candidatos inscritos concorrem para 9 vagas, de ampla concorrência, e, 1, para candidatos com deficiência, mais cadastro de reserva
No próximo domingo, dia 1º de outubro, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), por meio da empresa Cebraspe, vai realizar a primeira etapa de provas do XXII Concurso Público para Procurador do Estado do Pará, nos municípios de Belém, Marabá e Santarém. Ao todo, 2.505 candidatos estão inscritos no certame, para concorrer às 9 vagas para ampla concorrência e 1 para candidatos com deficiência, mais Cadastro de Reserva.
“As nossas expectativas são as melhores. Estamos empenhados em fazer este concurso dar certo, abrindo as portas da PGE para profissionais engajados em fazer um ótimo trabalho na nossa instituição. Para esta primeira etapa de provas, desejamos que ela faça uma seleção de bons candidatos, com perfil de advocacia pública, aptos às próximas fases. Desejamos uma ótima prova a estes candidatos”, disse a presidente da banca organizadora do certame, Ana Carolina Gluck Paúl, procuradora-geral adjunta do contencioso.
Nesta primeira etapa, será realizada prova objetiva com duração de 5 horas, iniciando as 8h em ponto. Os locais da prova estão disponíveis para consulta individual no site da Cebraspe.
De acordo com o edital do concurso, o candidato deverá comparecer para a realização das provas com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para o início da prova, munido de caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, do comprovante de inscrição e do documento de identidade original.
Em Belém, as provas vão ocorrer nos seguintes locais: Estácio FAP, na Rua Municipalidade, 839; e no Colégio Integrado, na Av. Governador José Malcher. Em Marabá, a prova será aplicada na EEEFM Prof. Anísio Teixeira, na Rua Nagib Mutran, no bairro Cidade Nova. Em Satarém, será EEEM Álvaro Adolfo da Silveira, na Av. Marechal Rondon, no bairro Santa Clara.
Os candidatos que atingirem a pontuação necessária nesta primeira fase, estarão aptos para as próximas etapas do concurso, que são as provas escritas, que podem ser de natureza discursiva e/ou dissertativa, previstas para os dias 28 e 29 de outubro de 2023; em seguida, as provas escritas de natureza prática, previstas para os dias 06 e 07 de janeiro de 2024; e, na última e quarta fase, será feita a avaliação de títulos, ainda sem data prevista.
O edital com os detalhes do certame e o cronograma de execução do certame está disponível no site da Cebraspe.
O último certame para o cargo foi realizado no segundo semestre de 2022, com 1.799 inscritos. Foram ofertadas dez vagas, e oito foram preenchidas. O evento de posse desses oito novos procuradores aprovados ocorreu em 30 de janeiro deste ano, em evento com o governador Helder Barbalho, no Palácio dos Despachos, na capital paraense.