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Semas facilita autenticação de usuários do Cadastro Ambiental Rural

A nova função, já disponível, permite a alteração do e-mail constante do CAR sem protocolar um pedido formal no site da Secretaria

Por Governo do Pará (SECOM)
28/09/2023 22h42

Para desburocratizar os procedimentos e garantir um serviço eficiente aos usuários vinculados ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio da Central de Comunicação do Sistema de Cadastro (SiCAR/PA), oferece uma nova funcionalidade, que permite a alteração do e-mail constante do CAR sem ter que protocolar um pedido formal no site da Secretaria.

Segundo a diretora de Tecnologia da Informação da Semas, Carla Reis, a recuperação de senha do SiCAR já era feita normalmente no sistema por meio do envio de uma nova senha para o e-mail cadastrado. Porém, era grande o número de usuários que perdiam o acesso ao e-mail, seja por mudança de domínio ou do representante do CAR. Para a troca ocorrer com segurança, o proprietário necessitava comprovar sua identidade e o vínculo com o CAR, e a Semas autenticava essa informação.

“Por conta disso, a solicitação vinha acompanhada de um ofício com assinatura reconhecida e documentação comprobatória sobre o usuário e o imóvel do CAR, e passava por várias verificações. O processo era demorado e demandava muito esforço para o controle de todos os atendimentos com a devida segurança de dados e comunicação com quem solicitou. Apenas este ano, a DTI já atendeu mais de 2.300 chamados para a troca de e-mail do CAR, por isso essa mudança é tão importante, para prestar um serviço mais ágil e de qualidade, permitindo redirecionar esforços para outras demandas importantes no fluxo de atendimento da Secretaria”, explicou Carla Reis.

Considerando que grande parte dos usuários já utiliza a plataforma do Governo Digital para acessar serviços públicos, a solução encontrada foi utilizar o login dessa plataforma para a confirmação da identidade do solicitante e consulta aos dados do CAR para realizar as demais validações automaticamente. A Semas obteve a integração com o serviço do Gov.br por meio da Prodepa (Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará).

Acesso ao serviço - O serviço está disponível desde 22 de setembro deste ano. Basta entrar no site do CAR e solicitar a alteração de e-mail na aba da Central de Comunicação, que o sistema irá direcionar para as devidas autenticações. Caso o usuário ainda não tenha um cadastro no portal Gov.br, é necessário criar uma conta no site oficial ou aplicativo. A conta deve ter a segurança nível prata.

Aos CARs registrados para Pessoas Jurídicas (CNPJ) é mantido o procedimento anterior: é necessário fazer a solicitação pelo protocolo da Semas. Assim que ficar disponível o serviço de validação no site Gov.br para pessoas jurídicas, a mesma solução será implementada.

Texto: Layza Farias - Ascom/Semas