Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTE E FÉ

UsiPaz Cabanagem promove oficina de artesanato com temática do Círio

As participantes aprenderam a confeccionar guirlandas e decorar cartazes da festividade, considerada o 'Natal dos paraenses'

Por Governo do Pará (SECOM)
28/09/2023 21h30

Realizado no 2° domingo de outubro, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré é considerado o “Natal dos paraenses”. Com a aproximação do grande evento religioso e cultural, a UsiPaz Cabanagem, em Belém, em parceria com Universidade da Amazônia (Unama), promoveu nesta quinta-feira (28) uma oficina de artesanato, voltada para decorações de cartazes e guirlandas com a temática do Círio.

“Essa oficina surgiu de uma solicitação da nossa comunidade da Cabanagem, que pelo advento do Círio gostaria de realizar oficinas de artesanato voltadas para esta época. É o primeiro ano que estamos realizando essa oficina, e estamos muito felizes com esse novo olhar para o artesanato no período do Círio, onde os nossos artesãos podem estar melhorando sua renda com a venda dos cartazes decorados”, informou a diretora-geral da UsiPaz Cabanagem, Ivanilda Vieira.

Felícia Maia, coordenadora do Curso de Moda e instrutora da oficina“A gente está desenvolvendo um trabalho com os alunos do Curso de Moda, fazendo uma troca de conhecimento com os alunos da UsiPaz Cabanagem, trazendo um pouco da nossa cultura de Círio. O cartaz, que é um exemplo muito forte de que todo mundo usa nas suas portas, a gente está customizando, como se estivesse bordando esse cartaz. E nas guirlandas, que são uma forma de boas-vindas pra quem chega na nossa casa, estamos usando laços, fitas e bordados para fazer esse trabalho artesanal”, contou a coordenadora do Curso de Moda, Felícia Maia.

Luciana Dias destaca a evangelização por meio da arteOportunidade - A moradora Jomara da Silva, 53 anos, trabalha com artesanato há 18 anos e já participou de diversos cursos na área do artesanato. Para ela, a UsiPaz é um lugar de refúgio. “Eu amo fazer esses trabalhos. Essa oficina é ótima! Estou aprendendo muito. Vou poder fazer uma renda agora pelo Círio, e já aproveito para o Natal, também. Quero aprender muito mais”, disse Jomara.

Jomara da Silva: renda para o Círio e o Natal Para a artesã Luciana Dias, 44 anos, o momento também é de evangelização por meio da arte. “Nesse momento, a gente faz muitos cartazes com vários tipos de decoração, e daqui mesmo já fazemos a propaganda e conseguimos vender. É um momento de oração, evangelização e fé”, afirmou.

Texto: Matheus Maciel -Ascom/Seac