Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Policlínica Lago de Tucuruí orienta sobre hábitos que protegem o coração

A unidade situada no sudeste paraense registra por mês, em média, 500 consultas com cardiologistas

Por Governo do Pará (SECOM)
29/09/2023 00h47

O coração tem levado muita gente, preventivamente, a procurar os cardiologistas da Policlínica Lago de Tucuruí, no sudeste paraense. Por mês, em média, 500 consultas são disponibilizadas para a especialidade.

Segundo o cardiologista Danilo de Oliveira Lopes, a maioria dos pacientes que vai ao ambulatório é de meia idade. Homens e mulheres costumam se queixar de hipertensão, dor no peito e falta de ar. “Alguns apresentam insuficiência cardíaca, antecedente de infarto, arritmia”, informa o médico.

Na unidade, além da avaliação médica é possível fazer exames de imagem e laboratoriais, que auxiliam no diagnóstico. “Geralmente, solicitamos eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico, Mapa e os exames laboratoriais para avaliar a questão do colesterol, da glicemia, hemograma e função renal”, complementa.

Fatores - De janeiro a agosto deste ano, o setor teve 3.276 agendamentos, que resultaram em 3.101 consultas. Em muitas avaliações é possível identificar o histórico genético dos casos. “Mas há muitos adquiridos e associados a fatores do dia a dia, como sedentarismo, péssima alimentação e estresse”, alerta o especialista.

Por isso, ele afirma: com o coração não se brinca, e se há histórico de problema cardíaco na família a atenção deve ser redobrada. “É preciso mudança de estilo de vida, praticar atividade física, pelo menos 300 minutos por semana, e uma alimentação adequada, balanceada”, orienta.

A Policlínica Lago de Tucuruí é uma unidade pública, situada na Avenida Raimundo Veridiano Cardoso, nº 1008, no bairro Santa Mônica, em Tucuruí. A Poli é administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Texto: Ascom/Poli Lago de Tucuruí