Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EVENTO

Em Belém, Polícia Civil promove ação voltada às pessoas idosas, nesta quinta (28)

Público com mais de 60 anos foi beneficiado com emissão de documentos de identidade e palestras temáticas sobre rede de proteção

Por Bruna Ribeiro (PC)
28/09/2023 12h20

A Polícia Civil do Estado do Pará promoveu nesta quinta-feira (28), no Centro da Terceira Idade Palácio Bolonha, em Belém, um evento em referência ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, que é celebrado no próximo dia 1º de outubro. A ação, organizada pela Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa (DPID), vinculada à Diretoria de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAV), contou com palestras, emissão de 100 documentos de identidade e atividades para o público idoso.

A delegada Renata Guedes, titular da DPID, abriu o ciclo de palestras com o tema “Violência Contra a Pessoa Idosa”, apresentando a dinâmica de atuação da delegacia.

“Nós trabalhamos no enfrentamento a qualquer tipo de violência que o idoso esteja sofrendo, seja física, emocional, abuso financeiro ou psicológico. O evento de hoje é fundamental, principalmente por ser em um local específico que recebe estas pessoas idosas. Estamos aqui especialmente para orientar sobre os direitos e como eles devem proceder no caso de constatação de qualquer tipo de violência”, explica.

Na ocasião ainda foram abordados os temas “Etarismo”, com o professor doutor Wando Miranda, “Sexo na Terceira Idade” com o psicólogo Paulo Monteiro, e demais assuntos, como as práticas de esporte após os 60 anos.

O evento contou com a presença da advogada Letícia Bittar, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Pará (OAB/PA), que faz parte dos órgãos que compõem a rede de assistência e proteção à pessoa idosa.  

“Está na Lei a promoção de ações de valorização à pessoa idosa na sociedade. A gente chama atenção da sociedade sobre a violência contra a pessoa idosa e todos os órgãos públicos estão envolvidos e têm o dever de combater a violência contra os idosos que está instalada na nossa cultura”, informou. 

A aposentada Rosângela Lameira acordou cedo e foi para o Centro garantir uma nova carteira de identidade e também para buscar orientações com os palestrantes.

“Este é um evento maravilhoso, pois muitas vezes temos dificuldade de nos locomover para enfrentar as burocracias de solicitação de uma nova identidade. Aqui consegui a minha identidade muito rápido. Além disso, as palestras foram muito esclarecedoras e é algo que vamos repassar para nossos amigos e familiares”, pontuou. 

Serviço: A Delegacia de Proteção ao Idoso (DPID) da Polícia Civil, vinculada à Diretoria de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAV), está agora em um novo endereço, localizado na Rua Domingos Marreiros, nº 2019, no bairro de Fátima, em Belém. 

As denúncias podem ser feitas presencialmente, pelo Disque 100 e Disque-Denúncia 181, além do aplicativo de mensagens Iara, pelo WhatsApp (91) 98114.9181.