Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Centro Cardiológico da Sespa amplia serviço com novo aparelho

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/03/2018 00h00

Pacientes encaminhados para tratamento no Centro Cardiológico da Unidade de Referência (URE) Presidente Vargas, em Belém, ganharam nesta terça-feira (20) um reforço importante na prevenção de doenças cardiovasculares: um novo aparelho de ecocardiograma, que realiza exames de ultrassom capazes de diagnosticar alterações como hipertrofia - o aumento do músculo do coração.

A entrega do equipamento integra um processo de revitalização do Centro Cardiológico, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que vem ocorrendo desde 2015 para melhor acolher pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde para consultas e procedimentos de média complexidade em cardiologia.

“Desta vez o serviço está completo e equipado, uma vez que os usuários já dispõem de mapa, holters, eletrocardiograma e esteira ergométrica. A meta agora é trabalhar para atender até 600 pacientes por mês”, explicou a secretária adjunta da Sespa, Heloísa Guimarães, no primeiro dia de funcionamento do aparelho.

A novidade foi bem recebida por pacientes que já aguardavam atendimento, como a doméstica Vera Lúcia dos Santos, que há cinco anos faz tratamento no Centro Cardiológico e, no momento, realiza exames necessários para a substituição de uma das válvulas cardíacas. “Alguns sintomas foram voltando, como dor no peito, e vai ser preciso fazer outra cirurgia. Está tudo indo bem e sendo bem atendida e orientada, como sempre foi”, afirmou.

Equipamentos - O novo aparelho de ecocardiograma se junta aos seis aparelhos para Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa), usados por cardiologistas como ferramenta para diagnóstico da hipertensão arterial sistêmica ou doença da pressão alta.

Também estão disponíveis no Centro Cardiológico para a comunidade quatro aparelhos holters, adquiridos durante o processo de revitalização, dois equipamentos para testes ergométricos e mais duas salas de eletrocardiograma.

O cardiologista Haroldo Mello foi um dos profissionais capacitados para utilizar o aparelho adquirido pela Sespa. Ele explicou que o ecocardiograma é tão importante quanto os demais exames que compõem a avaliação cardiológica. “No entanto, é específico para o profissional conhecer as condições estruturais do coração e identificar, por exemplo, alterações no músculo cardíaco que podem indicar uma doença em fase inicial ou congênita, até então não manifestada no organismo do paciente”, informou.

Outros ambientes - Instalado na Avenida Presidente Vargas com a Travessa Osvaldo Cruz, no térreo do prédio em atividade há 68 anos, vinculado ao 1º Centro Regional de Saúde (1º CRS) da Sespa, o Centro Cardiológico abriga outros ambientes de apoio às consultas cardiológicas, como os de nutrição e apoio oferecido pela enfermagem, duas salas de esperas climatizadas e ambulatório, além do serviço de referência aos pacientes ostomizados, cuja oficina de sacolas recebeu a visita de Heloisa Guimarães.

Feitas com embalagens de resmas de papel A4 doadas por órgãos públicos, como Tribunal de Justiça do Estado (TJE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), as sacolas feitas pela equipe de Enfermagem servem para que os pacientes ostomizados recebam suas novas bolsas de ostomia a cada visita ao Centro. “É uma forma de acondicionar melhor e proteger o material recebido, além de conferir funcionalidade a essas embalagens”, disse a coordenadora do Centro Cardiológico, enfermeira Rita Amador.

“Isso aqui é um dos resultados dos desafios constantes que temos como gestores, de assistir melhor o usuário do SUS (Sistema Único de Saúde). O empenho dos servidores ajuda muito nisso”, explicou a secretária adjunta, durante a visita às dependências do Centro, cuja revitalização contempla reparos nas redes elétrica e hidráulica, climatização das salas, serviço de limpeza, pintura e identificação visual.

Além de Heloísa Guimarães, participaram da solenidade de entrega do novo ecocardiograma a diretora e o administrador do 1º CRS, Ana Amélia e Elzeman Lobo, respectivamente, e a diretora da URE Presidente Vargas, Darcy Mendes.