Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ECONOMIA VERDE

Sectet participa de viagem técnica em bioeconomia na Alemanha

Evento tem educadores de diversas regiões do Brasil, e o Pará é representado pelo diretor de educação superior, da secretaria, Washignton Berg

Por Fernanda Graim (SECTET)
26/09/2023 15h17

Apresentar a um grupo de especialistas brasileiros em áreas transversais conceitos inovadores e práticas exemplares de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no domínio da bioeconomia na Alemanha. Este é o objetivo da viagem técnica em bioeconomia de 23 educadores de diversos estados do Brasil ao país germânico na última semana de setembro. O Pará tem um representante na viagem, o diretor de educação superior, profissional e tecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Washignton Berg.

A organização da viagem é do Governo Federal em parceria com a Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GMBH e da GOPA Worldwide Consultants.

A missão faz parte do projeto “Profissionais do Futuro”, que está inserido nos esforços nacionais de modernização da educação com o objetivo de melhorar as perspectivas de emprego de egressos de cursos da educação profissional em setores da sustentabilidade.

O roteiro da viagem inclui visitas ao Instituto Federal Alemão de Educação Profissional, a fazendas ligadas a universidades, colégio vocacional, escolas agrícolas e instituto de resíduo, meio ambiente e energia, dentre outros lugares, a fim de que os educadores possam conhecer as práticas exitosas.

Para o diretor Washington Berg está sendo um momento de aprendizado importante para o progresso da EPT no estado do Pará. “Estamos trocando experiências e vivências, desta prática inovadora do ensino dual em que os alunos são encaminhados para o mercado de trabalho, algo muito produtivo que vamos levar para a Sectet para apreciação quanto a sua prática em nossas escolas técnicas”, relata.

Ele explica que a metodologia de ensino dual, sistema tradicional e reconhecido na Alemanha, que busca aliar teoria e prática por meio da vivência no dia a dia, pode gerar boas ideias para aplicação no Pará e por isso vai protocolar uma carta de intenção em busca de parcerias para o Governo do estado, por meio da Sectet.