Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BEM-ESTAR

Musicoterapia colabora na recuperação de pacientes internados no Hospital Galileu

Ferramenta de medicina alternativa faz parte do Projeto Esperança, que reúne uma série de programações ao longo desta semana.

Por Ascom (Ascom)
26/09/2023 09h02

Internado há 10 dias no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, o comerciante Manoel Brasil, 57 anos, passou por um procedimento de retirada de platina e parafusos em um dos membros. Além dos cuidados recebidos nessa fase de recuperação, ele conta que uma iniciativa adotada pela unidade vem fazendo a diferença na rotina de seu tratamento: a musicoterapia.

“Aliviou o clima tenso de hospital. Eu nunca tinha visto alguém tocar um violino assim de perto", revela.

A presença da música dentro do ambiente hospitalar integra as atividades do Projeto Esperança, realizado em parceira com a equipe de Humanização do HPEG em alusão à "Semana da Esperança", do Ministério da Cultura, com o apoio de uma empresa nacional que presta serviço de saúde.

Anny Segovia, coordenadora de Humanização da unidade, explica que as ações do projeto devem se estender por toda a semana.

“Falar de saúde não é você se comover apenas com o bem-estar orgânico do paciente. Entra a questão social, a questão psicológica. É por isso que essa ação foi proporcionada para levar o bem-estar aos nossos pacientes no momento da internação, pois estão longe do convívio familiar”, ressalta. 

Musicoterapia - A musicoterapia recorre à música e seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) para a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos.

A técnica emprega instrumentos musicais, canto e ruídos para tratar pessoas com distúrbios da fala e da audição ou deficiência intelectual. Atua, também, na área de reabilitação motora, no restabelecimento das funções de acidentados ou de convalescentes de acidentes vasculares cerebrais. Auxilia estudantes com dificuldade de aprendizado e contribui para melhorar a qualidade de vida de idosos e pacientes com doenças crônicas. Também promove a reabilitação de dependentes químicos e a reintegração de jovens em conflito com a lei. A sua aplicação pode ser voltada para espaços como hospitais, clínicas, instituições de reabilitação ou centros de geriatria e gerontologia.

A musicoterapia já faz parte da rotina de atividades com os pacientes do HPEG. Atualmente,  iniciativa é realizada quinzenalmente, aos domingos, e de acordo com a disponibilidade de músicos voluntários. 

Perfil - A unidade, localizada na avenida Mário Covas, 2.553, na capital paraense, oferece na especialidade de ortopedia, cirurgias de fraturas de baixa e média complexidade, exceto fraturas de fêmur, quadril, coluna e próteses. São realizados no HPGE, também, procedimentos de fratura diafisária da tíbia, fratura distal do antebraço e mão, osteomielite crônica e aguda. 

Com 104 leitos de internação, o hospital mantém, ainda, o serviço de reconstrução e alongamento ósseo, cirurgias de traqueia e urológica, como hiperplasia prostática benigna, exclusão renal e triagem com biópsia de próstata.

Texto: Ascom Hospital Público Estadual Galileu (HPEG)