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CIIR celebra a Semana da Pessoa Surda com ação lúdica e destaca atendimento inclusivo

Por Pallmer Barros (CIIR)
25/09/2023 14h57

Iniciou-se nesta segunda-feira (25), a Semana Internacional da Pessoa Surda, que celebra o Dia Internacional da Língua de Sinais, em 23 de setembro; e o Dia Nacional dos Surdos, amanhã, 26, e o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, destaca as datas com ação lúdica nas áreas de Recepções com aula prática de Língua Brasileira de Sinais (Libras) junto a usuários e acompanhantes, ouvintes, para dar mais ênfase na importância de uma comunicação efetiva e inclusiva às pessoas surdas. 

Proporcionando acessibilidade na saúde pública à população, o CIIR garante diariamente atendimento de inclusão aos deficientes auditivos de diferentes faixas etárias por intermédio do intérprete/tradutor em Libras. 

Pela primeira vez em consulta na especialidade em oftalmologia, Vanessa da Silva, de 32 anos, recebeu seu atendimento de forma humanizada pontuando a importância do suporte deste profissional na assistência. “Saber que tem um intérprete aqui no CIIR para ajudar a comunidade surda é excelente, porque facilita a nossa comunicação com os profissionais que estão nos atendendo, principalmente, quando é consulta com o médico; saber corretamente qual remédio irei tomar. Se estou com dor, o profissional irá saber o que sinto por intermédio do intérprete, que desta maneira, saberá o meu diagnóstico. Caso não existisse o auxílio, seria difícil. Este é um diferencial no atendimento”, avalia a usuária, por intermédio do intérprete/tradutor em Libras. No primeiro semestre deste ano foram realizados 855 atendimentos com este suporte.

Usuários surdos têm o auxílio de um tradutor/intérprete em Libras durante os atendimentos. Segundo Fernando Lima, tradutor/intérprete do CIIR, o objetivo é quebrar as barreiras do silêncio, promovendo uma comunicação efetiva que fortalece o vínculo e a empatia entre profissionais e o público assistido. “O atendimento aos surdos ocorre durante o acompanhamento nas consultas, exames e marcações de procedimentos, sendo o intérprete um canal de comunicação com os profissionais ouvintes. Então, a instituição cumpre o seu papel enquanto órgão público com acessibilidade a uma língua de modalidade gestual-visual, reproduzida através de gestos, expressões faciais e corporais, possuindo um alfabeto com estrutura linguística e gramatical própria”.

Libras em Serviço – Para sua preparação, os profissionais têm no cronograma laboral, aulas de Libras com três profissionais, sendo dois ouvintes que são Gessica Pimentel e Fernando Lima; e Luãn Tavares, colaborador surdo que realiza a didática na prática. O treinamento de Libras em Serviço é conduzido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), setor que gerencia os treinamentos dos profissionais.

De acordo com a coordenadora do setor de Gestão de Pessoas, Wellem Cavalcante, paralelamente a outras capacitações, o treinamento de Libras em Serviço, é uma garantia que o profissional do CIIR conduz uma comunicação segura em conjunto a uma melhor experiência de atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) por intermédio de uma comunicação humanizada, que oferta um princípio de atendimento diferenciado. “Para conquistarmos, precisamos sempre desenvolver nossos profissionais”, afirma complementando que o treinamento é contínuo.   

Ao longo do ano, a cada três meses, o ensino é dividido em três módulos: o primeiro trata-se da estrutura básica que é o alfabeto manual, os números, saudações e cumprimentos. O segundo módulo de aprendizagem traz os verbos, que neste momento, inicia as tratativas de diálogo com perguntas, como por exemplo, se o usuário tem agendamento de serviço.

Na última etapa do treinamento, a aprendizagem chega à conversação na prática, sendo ministrada pelo colaborador surdo, Luãn Tavares, que aborda a estrutura gramatical da língua. 

Inclusão – Além de proporcionar acessibilidade aos usuários, o CIIR também oferece oportunidade profissional a Pessoas Surdas, a exemplo, o colaborador Luãn Tavares, que é recreador do setor de Arte e Cultura, e professor de Libras. Graduado em pedagogia sendo especialista em educação inclusiva em Libras, fazer parte do Centro de Reabilitação ofereceu a ele oportunidade única. 

“Antes de começar a trabalhar no CIIR, entreguei vários currículos em outras empresas, mas sem sucesso e acessibilidade, pois os espaços não ofereciam estrutura mínima de comunicação para receber um profissional surdo. No entanto, aqui no Centro, conquistei espaço e autonomia como profissional”. 

É lei - O Centro de Reabilitação cumpre o Decreto 5.626/05, que prevê que os serviços em saúde devem atender, de uma forma igualitária, a comunidade surda, minoria sociolinguística e cultural, usuária de Língua Brasileira de Sinais (Libras), que atualmente, somam 9,8 milhões de pessoas no Brasil (5,2% da população). Deste total, 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir, segundo pesquisa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizado em 2010. 

Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço - O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.