Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CUIDADOS

Pneumologia da Policlínica Metropolitana assegura serviços especializados em Belém

Ambulatório realiza exames por imagem, espirometria, laboratoriais e polissonografia com cerca de 600 atendimentos mensais

Por Ascom (Ascom)
25/09/2023 11h50

Por mês, o serviço de pneumologia da Policlínica Metropolitana, em Belém, atende até 600 pacientes nos ambulatórios da  especialidade. Além disso, a central diagnóstica dispõe de um parque tecnológico, com capacidade de rastrear diversas patologias.

"Aqui, dispomos de exames para investigação das principais causas de doenças respiratórias, como os de imagem, espirometria, laboratoriais e polissonografia, que investiga a apneia do sono”, esclarece a médica pneumologista Flávia Farinha Ayres Moura de Assis.

De forma geral, as doenças pulmonares mais frequentes são as inflamatórias, como a asma; hipersensibilidades a medicamentos ou poeiras orgânicas; e infecções, como pneumonias, tuberculose entre outras. Porém, a especialista ressalta que a unidade não é serviço de referência para investigação de tuberculose pulmonar. A orientação é que o paciente procure a Unidade Básica de Saúde, sendo o tratamento também fornecido no serviço de saúde primário, ofertado pelos municípios. 

“E os casos de maior complexidade devem ser encaminhados ao Serviço de Referência de Tuberculose, no Hospital Barros Barreto, conforme fluxo do SUS”, explica. 

Para manter a saúde dos pulmões em dia, os cuidados incluem atividade física, alimentação saudável, qualidade de vida e eliminação de hábitos danosos, como cigarro e álcool. “Manter tratamento e acompanhamento regular com médico pneumologista quando for portador de doenças pulmonares crônicas também é importante”, ressalta a médica.

Serviço: O acesso à unidade é feito através da Central de Regulação do Estado. Em caso de interconsultas ou exames, eles podem ser agendados através da Central de Relacionamento da Poli, na ferramenta do WhatsApp Business no número (91) 98521-5110 e ainda, no e-mail: agendamento.polimetropolitana@issaa.org.br .

O usuário precisa apresentar o documento de identidade com foto (RG preferencialmente), CPF, Cartão Nacional SUS e comprovante de residência (originais e cópia). Caso seja criança e ainda não tenha RG, é possível apresentar a certidão de nascimento e os documentos oficiais da mãe.

Texto: Ascom Policlínica Metropolitana