Estado avança com obras de construção do primeiro Terminal Hidroviário de Aveiro
Mais de 18 mil habitantes do município devem ser beneficiados pelo novo espaço, que irá garantir o embarque e desembarque de passageiros com segurança e conforto
O município de Aveiro, localizado na região sudoeste do Pará, está prestes a ganhar o seu primeiro Terminal Hidroviário. As obras do novo espaço, realizadas pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), seguem avançando e já alcançam cerca de 53% dos serviços executados.
O projeto de criação do novo equipamento público inclui a construção de um terminal de passageiros e cargas, que contará com depósitos, lanchonete e banheiros, além de nova mobília e espaços para a venda de passagens e salas para órgãos oficiais. No local também será construída uma nova estação de tratamento de esgoto.
Para garantir segurança e conforto no embarque e desembarque de passageiros e insumos, estão sendo construídos quatro módulos de rampa metálica, que juntos somam aproximadamente 110 metros de extensão. O conjunto naval do terminal também contará com dois novos flutuantes, sendo um intermediário, com 6 metros de extensão, e outro principal, com cerca de 25 metros.
Atualmente, as frentes de trabalho estão concentradas na execução de serviços referentes à implantação do conjunto naval, com a soldagem das placas metálicas do piso das passarelas do flutuante, e no reforço de apoio da passarela metálica do conjunto. A operação conta com o suporte de uma embarcação auxiliar.
De acordo com o engenheiro civil Márcio Tavares, presidente da CPH, a expectativa é que, nas próximas semanas, as equipes deem início à instalação e fundeio do flutuante principal. “Esta é uma obra de extrema importância para a cidade de Aveiro e irá beneficiar diretamente os mais de 18 mil habitantes do município, que têm o rio Tapajós como principal meio de acesso" destacou.
Paralelo à instalação do conjunto naval, as equipes também seguem trabalhando nas escavações e no posicionamento de vigas para a implantação da caixa d’água e da Estação de Tratamento de Esgoto que irão atender o novo terminal.