UsiPaz em Ananindeua recebe festival MundoZito especial para crianças
Evento com uma vasta programação neste sábado (23) ofertou contação de histórias, jogos lúdicos, teatro de bonecos e shows musicais
A Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro, localizada no bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua, recebeu, neste sábado (23), a primeira edição do festival infantil “MundoZito”, um evento voltado para o público na faixa-etária de 0 a 12 anos. O evento com uma vasta programação contou com contação de histórias, jogos lúdicos, teatro de bonecos e shows musicais.
O projeto é incentivado pelo governo do Estado, através da Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Lei Semear, e em parceria com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e Secretaria de Estado de Cultura (Secult), contando também com incentivo de instituições privadas como o Instituto Cultural Vale e DiCasa.
“Hoje está sendo a realização de um grande sonho, poder trazer para um espaço como o da Usina da Paz o Festival MundoZito e proporcionar para a população o acesso a cultura e lazer de forma gratuita e inclusiva. Era o nosso grande objetivo, a UsiPaz é um espaço de grande inclusão, por isso, pensamos em fazer nosso evento aqui, por ser um complexo que tem uma estrutura ótima”, disse Cássio Tavernard, um dos idealizadores e organizadores do evento.
A programação também contou com locais acessíveis, intérpretes de libras e audiodescritores, consultoria em audiodescrição e voluntários que atuaram como guia-vidente, condutores de cadeira de rodas, e intermediadores na comunicação de crianças surdas participantes do evento.
A moradora Alice Santa Brígida Navegantes levou a filha, Ana Paula Navegantes, de 14 anos, que é deficiente visual, para fazer atividades na sala de acessibilidade. “É muito bom a gente sair da nossa rotina, trazer os nossos filhos para ter novas experiências, com pessoas novas. Então isso sempre agrega muito na vida deles. Já conhecia a Usina da Paz, vim para outras atividades e esse espaço é maravilhoso”, contou Alice.
A professora de história, Renata Barros, estava acompanhando cerca de 60 alunos da Escola Estadual Icuí-Laranjeira. “A escola tem uma conexão direta com a Usina da Paz do Icuí-Guajará, porque esse espaço atende às escolas da região".
"Sempre que tem esse tipo de evento, a direção é informada. E para os alunos é super interessante fazer parte desse tipo de programação porque não faz parte da realidade deles no bairro, às vezes, o laser que essas crianças têm, nem sempre é adequado para a idade, às vezes, não tem essa vivência de crianças que o mundo Zito está trazendo”, pontuou a professora Renata.
A secretária adjunta da Seac, Alessandra Amaral, esteve presente na programação e parabenizou a iniciativa. “É maravilhoso ver essa interação das crianças com a cultura, tendo a oportunidade de interagir com seus pais, de conhecer o teatro, música. Eu digo que é uma cultura de raiz participar deste evento. Muito divertido e organizado. Estamos muito felizes da Usina da Paz receber esse evento”, disse.
O primeiro Festival "MundoZito" está sendo realizado neste sábado (23), na Usina da Paz Professor Amintas Pinheiro Icuí-Guajará), localizada na Estrada do Icuí-Guajará, 10. A programação segue até às 17h. Entrada gratuita.
Confira a programação completa, no site da Fundação Cultural do Pará: www.fcp.pa.gov.br.