Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HRPM celebra 'Dia da Árvore' com ação sustentável envolvendo usuários

Programação do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) foi elaborada pela Comissão de Sustentabilidade da unidade e envolveu usuários

Por Ascom (Ascom)
22/09/2023 14h34

A preservação do meio ambiente é de vital importância para a sobrevivência e a qualidade de vida das gerações presentes e futuras, portanto, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) compromete-se com o desenvolvimento socioambiental e enfatiza a importância da sustentabilidade, visando um mundo melhor e mais sustentável. Em alusão ao “Dia da Árvore”, celebrado na quinta-feira, 21, a Comissão de Sustentabilidade do Hospital Regional do Marajó preparou uma programação especial com o projeto Horta Hospitalar, com a participação de usuários do HRPM, fazendo o plantio de árvores na área externa da unidade.

Renata Feio, membro da comissão de sustentabilidade do HRPM, explica que o projeto Horta Hospitalar envolve os usuários em uma visita à horta como forma de terapia, a hortoterapia, durante o processo de internação, tendo essa prática influência positiva no processo de tratamento, reduzindo estresse e possíveis sofrimentos.

“No dia em que se comemora o “Dia da Árvore”, a comissão de sustentabilidade realizou uma ação envolvendo uma usuária da pediatria com tempo de permanência prolongado dentro da unidade, ela teve a oportunidade de plantar uma árvore de Ipê amarelo e Biribá, juntamente com a mãe. A ação foi conduzida por membros da comissão, sob orientação do jardineiro João Costa, repassando dicas e cuidado com as mudas”, disse Renato.

A hortoterapia é uma prática terapêutica que envolve o cultivo e a interação com plantas, hortas ou jardins, sendo uma forma de promover a saúde mental, emocional e física das pessoas. Ela combina elementos da jardinagem, agricultura e terapia para proporcionar bem-estar, especialmente aqueles que enfrentam desafios emocionais, como exemplo no processo de hospitalização.

Michely Góes, 33, mãe de uma usuária internada na clínica pediátrica, cita que participou da ação e que para sua filha foi muito importante. Encontram-se no HRPM há mais de um mês, e foi muito bom ter esse contato com a natureza e respirar ar livre, que a fez com que se sentissem melhor.

“Essa iniciativa de plantar árvores é um momento de reflexão, pois o mundo precisa de mais pessoas que despertem nas outras esse desejo de fazer o melhor pelo nosso planeta. Eu só tenho a agradecer por todo o carinho e afeto que tiveram com minha família durante esse tempo, até quando ela estava no isolamento não se sentiu sozinha. Ela se sentiu acolhida por todos os profissionais. Me sinto feliz por toda a atenção e cuidado conosco”, pontuou a dona de casa.

Sustentabilidade - Entre as ações de sustentabilidade realizadas HRPM, destacam-se ações para redução do consumo de energia elétrica; substituição de copos descartáveis; pontos de coleta de pilhas, baterias e medicações vencidas; visita comunitária na horta do HRPM; visita na horta com as crianças internadas nas enfermarias do hospital; e Horta hospitalar na escola.

O HRPM é uma unidade de saúde do Governo do Pará administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes do sudoeste marajoara, que compreende os municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (CRS) - Anajás, Bagre, Breves, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel.

Serviço:

O Hospital Regional Público do Marajó está localizado na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127.