Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO AO SETOR PRODUTIVO

Setur realiza workshop do Cadastur, visitas técnicas e curso de alimentação em Cametá

Ações da Secretaria de Turismo do Pará tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem e, entre as ações, auxilia no Cadastro de Prestadores de Serviços

Por Sâmia Maffra (SETUR)
22/09/2023 12h34

Uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) cumpre agenda, esta semana, no município de Cametá, na Região Turística do Tocantins, para visitas técnicas aos prestadores de serviços turísticos, workshop de fomento ao Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos ) 3.0 e para a realização do curso de manipulação de alimentos, em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

A capacitação iniciou, na segunda-feira (18) e segue até hoje (22), com aulas práticas na cozinha do Estádio Municipal Orfelino Martins. Os 20 alunos matriculados já aprenderam o preparo mais seguro das receitas de pizzas de frango e calabresa com toque de ervas; panquecas clássicas e de beterraba com cenoura; esfirra à moda, filé ao forno e ao molho da casa, além de caldeiradas e peixe-frito com jambu e tucupi.

O objetivo do curso é promover boas práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos estabelecimentos, desde a escolha e compra dos produtos ao preparo. Com isso, ofertando um alimento de qualidade aos clientes e turistas. 

Durante a entrega dos certificados, os alunos também receberão as carteirinhas de manipulação de alimentos disponibilizadas pela Secretaria Municipal de Vigilância Sanitária.Visitas - durante a semana foram realizadas 14 visitas técnicas aos meios de hospedagem do município. “Nós fizemos uma sensibilização sobre a importância do cadastro no Cadastur que representa segurança para os estabelecimentos e para os turistas. Desses, apenas 5 estavam cadastrados e os demais estão se legalizando para a formalização do cadastro do Ministério do Turismo”, informou Margarete Carvalho, Gerente de Qualificação de Serviços Turísticos da Setur. 

A orientação também é prestada com base no Decreto nº 11.303  de 13/12/2022, que estende o prazo para hotéis fornecerem acomodações acessíveis. “Os meios de hospedagens deverão se adequar até 3 de dezembro de 2024 para garantir o percentual mínimo de 10% de dormitórios preparados para receber pessoas com deficiência. O Município se encontra na categoria C no Mapa do Turismo, tendo muito a avançar. Todas as visitas foram realizadas em companhia de um técnico da Secretaria de Turismo de Cametá”, acrescentou Margarete.