Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NEGÓCIOS

Pará integra "Missão Prospectiva" Expo East 2023, na Filadélfia

Feira é considerada a maior e mais importante do setor de produtos naturais e orgânicos da Costa Leste dos Estados Unidos

Por Aldirene Gama (SEDEME)
22/09/2023 10h50

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), participa, na cidade da Filadélfia, nos Estados Unidos, da "Missão Prospectiva" Expo East 2023, organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A Expo East, realizada entre os dias 18 e 23 de setembro, é considerada a maior e mais importante feira do setor de produtos naturais e orgânicos da Costa Leste dos EUA, com a participação das marcas mais importantes do segmento, que se reúnem para fortalecer os negócios e lançar novos produtos.

A iniciativa garantiu a presença de 16 empresas brasileiras da região amazônica, sendo nove delas lideradas por mulheres, que estão conhecendo, in loco, o mercado estadunidense de alimentos e bebidas naturais e orgânicas, visando a implementação de ações estratégicas para a exportação de seus produtos, com vasto potencial para o mercado americano de bebidas e alimentos naturais. 

O titular da Sedeme, Paulo Bengtson, participa do evento na companhia da delegação brasileira, e já visitou os estandes com produtos amazônicos, conheceu potenciais investidores, e as principais tendências de mercado internacional.  Além disso, o secretário participou, na última terça-feira (19), de um seminário temático, em que apresentou as perspectivas para a promoção internacional de produtos e serviços do Pará.

O gestor destacou as políticas públicas de incentivos voltadas ao setor produtivo que contribuem com o desenvolvimento de produtos naturais e orgânicos, visando a promoção de produtos e serviços paraenses nos mercados nacional e internacional. Dentre as linhas de atuação do governo estão o apoio às micro e pequenas empresas; fomento aos Arranjos Produtivos Locais (APLs); apoio ao cooperativismo; e as diretrizes do fundo destinado ao desenvolvimento sustentável da base produtiva do Pará. Esses empreendimentos/setores desempenham um papel essencial na promoção do crescimento econômico e na garantia da sustentabilidade no estado.

Outro tema ressaltado pelo secretário foi a política de incentivos do Pará, que contribui para a atração de novos empreendimentos, geração de emprego e renda, descentralização geográfica dos empreendimentos, assegurando competitividade às empresas instaladas em território paraense.

Missão internacional - Além das 16 empresas amazônicas, participam autoridades e representantes institucionais de três estados brasileiros. O Pará é representado pela Sedeme, o estado do Amapá, pela Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior do Amapá, e o estado de Rondônia pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico.   

A ApexBrasil apoia a participação de algumas empresas na própria feira em estandes individuais e um coletivo, o "Estande Amazônia", ilustrado com símbolos da nossa cultura, fauna, flora e expressões da nossa ancestralidade. Uma das expositoras no espaço coletivo é a produtora paraense Manioca, no mercado há quase 10 anos. A empresa produz farinhas, granolas, geleias e temperos feitos com itens da floresta.