Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INICIATIVA

Mulheres do Marajó são beneficiadas com serviços da ação "Prevenção e Cidadania por todo o Pará"

Parceria entre a Semu e o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres fortaleceu trabalho de promoção de direitos em Soure

Por Helena Saria (FCP)
21/09/2023 23h54

Durante a ação "Prevenção e Cidadania por todo o Pará", realizada na cidade de Soure, no arquipélago do Marajó, moradoras da localidade foram beneficiadas por uma série de atividades voltadas à promoção de direitos e cidadania. A iniciativa foi organizada pela Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres, sob coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em colaboração com a Defensoria Pública do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa).

Entre os dias 16 e 19 de setembro, diversos serviços foram oferecidos à comunidade, incluindo a emissão de documentação civil, atendimentos médicos especializados, orientações sobre benefícios socioassistenciais, assistência jurídica e palestras educativas. A ação também contou com a presença de representantes dos Ministérios dos Direitos Humanos e da Saúde, que se somaram no diálogo com a gestão municipal, ouvindo demandas da população e propondo novas ações por meio de programas federais que visem atender às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Semu atuou no monitoramento dos serviços da rede municipal, que incluem o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher e à Criança (DEAM/DEACA) e o Hospital Municipal Menino Deus. Além disso, fez visitas técnicas às Secretarias Municipais de Assistência Social e Saúde.

"Essa iniciativa é um marco importante para a promoção dos direitos das mulheres no Pará. Trabalhar em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres e outros órgãos é fundamental para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária. Estamos comprometidos em garantir que as mulheres tenham acesso aos serviços essenciais e possam viver livres de violência. Esta é a segunda etapa de um trabalho contínuo que seguirá em outros municípios. Queremos impactar positivamente a vida das mulheres em todo o estado", declarou Paula Gomes, secretária de Estado das Mulheres.

Atividades - Como parte das atividades previstas no Plano Plurianual (PPA) de 2023 da Semu, foram conduzidas reuniões com o Movimento de Mulheres e encontros com os profissionais da Rede Municipal de Serviços. Estiveram presentes nesses encontros profissionais das Secretarias de Assistência Social e de Saúde, da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Movimento LGBTQIA+ e representantes do poder legislativo municipal. Os temas abordados incluíram a importância da institucionalização da política para as mulheres no município, a criação de um Organismo Municipal de Políticas para as Mulheres, a formação de um Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres e a necessidade de trabalho em rede.

Marcia Jorge, coordenadora de Enfrentamento à Violência de Gênero da Semu, destacou a participação da Semu na caravana.

"A nossa atividade em Soure se iniciou com as ações educativas de orientação para as mulheres, sobre violência contra a mulher e orientação sobre os seus direitos. A Secretaria das Mulheres vai dar continuidade agora no município de Cachoeira do Arari, onde também já iniciou todo o processo de monitoramento da rede, reunião com o Conselho Municipal e vai realizar a formação da rede para contribuir com o fluxo de atendimento às mulheres desta região".