Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Transamazônica promove ações lúdicas na Semana da Segurança do Paciente

Até sexta-feira (22), a unidade tem programação com atividades como jogos e simulações de situações clínicas despertando reflexões sobre os cuidados

Por Ascom (Ascom)
21/09/2023 12h46

Em alusão ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, celebrado no dia (17), deste mês, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, sudoeste do Pará, realiza a “Semana da Segurança do Paciente”, até a próxima sexta-feira (22). O evento ressalta a importância da segurança na prestação de cuidados de saúde, e envolve profissionais, pacientes e acompanhantes. 

Organizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), a programação tem atividades, que vão desde jogos lúdicos até simulações de situações clínicas, desafiando os colaboradores a refletirem sobre os protocolos de segurança que devem ser seguidos em todas as etapas de atendimento no hospital.

Roberto Santana, coordenador do NSP, explica que a segurança do paciente é um esforço coletivo que envolve todos os profissionais que atuam no hospital, dos médicos a enfermeiros e administradores e funcionários de apoio.

“Estamos todos unidos na busca por um ambiente mais seguro e confiável para ofertar atendimento humanizado e de excelência aos pacientes. Os jogos e brincadeiras lúdicas acabam tornando a aprendizagem mais divertida e facilitam a compreensão de ações importantes, como a higiene das mãos, a identificação correta do paciente e a prevenção de quedas”, explica.

Para Tatiane Suzuki, técnica de Enfermagem com atuação no HRPT e membro da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas (CPTFE), o evento reforça a necessidade de atenção aos fatores de risco e adoção de medidas preventivas. “Participamos de um jogo sobre lesão por pressão (ferida comum em pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida), no qual cada lateral do dado representava um grau do ferimento. Foi uma forma didática e interativa de abordar um tema tão sério. A prevenção dessas lesões é um dos pontos fundamentais da segurança do paciente, e cada um de nós desempenha papel importante enquanto profissional durante esse processo”, afirma a profissional.

Mensalmente, o HRPT realiza treinamentos, ambientação, reciclagens e simulações de situações reais para fortalecer a conscientização e as boas práticas.

O Hospital Regional Público da Transamazônica atende mais de 20 especialidades, e é referência para nove municípios da região do Xingu: Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu.