Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR realiza programação lúdica para celebrar o Dia Nacional da pessoa com deficiência

Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) integra a política de saúde direcionada à população PcD, e oferta consultas médicas e reabilitação

Por Pallmer Barros (CIIR)
21/09/2023 12h10

O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, aderiu ao Setembro Verde com programação inclusiva para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado, nesta quinta-feira (21), data que tem o objetivo de dialogar com a rede de cuidados e bem-estar junto a familiares sobre o acolhimento e inclusão dessas pessoas na sociedade. As atividades lúdicas foram compostas por 'Palhaçaria nas Recepções de Atendimento', contação de história, e, em seguida, pintura livre em painel, ações conduzidas pelo setor de Arte e Cultura. 

Com a oferta de atendimento universal, em um único local, o CIIR garante aos seus usuários assistência segura, de qualidade, humanizada e centrada no cuidado na pessoa. 

De acordo com a médica fisiatra, Nelma Salim, a especialidade garante no atendimento o diagnóstico precoce das patologias que geram deficiência até o processo de recuperação, visando à melhora da qualidade de vida do reabilitando. “Isso tudo por intermédio de uma assistência de medicina física e reabilitação. Importante aproveitar a data para enfatizar que os cuidados essenciais às pessoas com deficiência somente serão eficazes se houver a união de familiares, profissionais, políticas públicas junto às PcD”.  

Entre os usuários contemplados com a assistência centrada na pessoa está Elisabeth Gomes, de 66 anos, com diagnóstico de paraplegia não identificada, que há cinco anos, realiza acompanhamento terapêutico. 

“Durante este período de reabilitação, o meu dia a dia melhorou muito. Por exemplo, antes, eu não conseguia realizar a transferência da cadeira de rodas para a cama; tinha que ser carregada. Hoje, após as sessões de atividades, consigo realizar essa e outras locomoções. Estou bem melhor e preciso seguir em desenvolvimento porque gosto de praticar esportes, que antes era o meu passatempo preferido”, disse Elisabeth. 

Serviço Social – Além de promover saúde, o Centro de Reabilitação garante aos usuários assistidos, um suporte da equipe de serviço social que auxilia nos esclarecimentos dos direitos garantidos por lei tais como moradia, educação, a assistência social, inclusão, reabilitação e habilitação, de acordo com a Legislação Brasileira de Inclusão (LBI).

“A legislação também é reconhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, instituído pela lei nº 13.146/2015. O CIIR é um exemplo dessa garantia de direitos, porque a instituição está dentro da política de saúde direcionada à população PcD, que oferta consultas médicas, reabilitação e exames ambulatoriais”, pontua Lorena Penha, assistente social.

A profissional esclarece ainda que a equipe multiprofissional orienta o usuário ao acesso para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a gratuidade no transporte público municipal e interestadual; além do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que assegura ao reabilitando, residente a mais de 50 km da instituição, consiga o auxílio de transporte público do seu município até Belém. “Muitos desconhecem os seus direitos e, por isso, a equipe multiprofissional dá esse suporte”, finaliza a assistente social. 

Definição - Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022, o Brasil possui 18,6 milhões de pessoas com deficiência, considerando a população com idade igual ou superior a dois anos, que representa 8,9% de toda a população brasileira.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações pelo telefone e ramais: (91) 4042.2157 / 58 / 59.